ASSINE
search button

Agenda de 18 a 24 de outubro - semana musicalmente agitada!

Compartilhar

A semana está musicalmente agitada! Três orquestras brasileiras importantes se apresentando, óperas encenadas, grande jazzista chegando, violinista holandesa visitando mais uma vez a cidade, obras em primeira audição na cidade, enfim, é o Rio de Janeiro, capital cultural do país em prestíssimo.

OSESP – A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Osesp, chega ao Rio para um concerto especial, no dia 21, domingo, às 17h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O conjunto, que é considerado um dos mais importantes do país, estará sob a batuta do maestro francês Louis Langrée e terá como solista o clarinetista brasileiro Ovanir Buosi. O regente francês é o atual titular da Camerata Salzburg, na Áustria, sendo também o diretor musical do festival Mostly Mozart, no Lincoln Center, em Nova York. Acumulará a direção musical da Cincinnati Symphony and Pops Orchestra, nos Estados Unidos, na próxima temporada de 2013-2014, após ter sido diretor musical da Opéra National de Lyon, na França, e da Orchestre de Liège, na Bélgica. Entre seus principais prêmios, recebeu o Diapason d’Or pela sua recente gravação de La Traviata, com a London Symphony Orchestra, lançada em DVD pela Virgin Classics. Já o clarinetista Buosi é paulista, e fez seu aperfeiçoamento no Royal College of Music de Londres, tendo sido premiado nos concursos Jovens Solistas da Osesp e no X Prêmio Eldorado de Música. Atualmente, é o primeiro clarinete solista da orquestra paulista. O programa terá a Abertura Coriolano op.62 de L. Beethoven, o Concerto para Clarinete e Orquestra K-622, de W. A. Mozart, e finalizará com a Sinfonia Fantástica op.14, de Hector Berlioz. Gostaríamos muito de ter a visita da regente titular da Osesp, a regente americana Marin Alsop, que tanto sucesso fez regendo a turnê europeia do conjunto, culminando com a excelente apresentação no Festival BBC Proms, em Londres, um dos principais eventos de música clássica do planeta. Desejamos crescente sucesso para a Osesp, tocando muita música brasileira, divulgando os compositores que fazem um excelente trabalho o que, aliás, é um dos fortes da orquestra. Recentemente, foi realizado o lançamento mundial do primeiro CD com as Sinfonias de Villa-Lobos, com a regência do maestro Isaac Karabtchevsky. Para o concerto, ingressos no local.

OSB – Visitando mais uma vez a cidade, chega a linda violinista holandesa Simone Lamsma,  desta vez convidada pela Orquestra Sinfônica Brasileira, para o concerto do dia 19, às 20h, no Theatro  Municipal do Rio de Janeiro, quando dividirá o palco com o maestro Roberto Minczuk, titular do conjunto. A artista é considerada como uma das mais importantes violinistas da sua geração e será solista do Concerto em Ré Maior, de Korngold. O programa da Série Ônix abre com a Abertura Leonore, de L. Beethoven, e terá um desafio para a plateia, que é a obra 4’33, de John Cage, onde por exatos “4’33” minutos, o silêncio é total, salvo que ninguém resista ao desconhecido e queira também ser co-autor. Explicando melhor, existem alguns autores que, ao escreverem obras que tenham como conteúdo o “silêncio”, ao verem algum tipo de som, barulho ou qualquer coisa que se queira chamar, vindo da plateia, atingem o que eventualmente seria o grande objetivo, o de ter um sentimento de profunda calma ou um sentimento de profunda inquietação. É uma incógnita. Para o grande final, o gênio de Robert Schumann, na página da sua Sinfonia nº3, também conhecida como Renana. Ingressos no local.

OPES  I – A Orquestra Petrobras Sinfônica, sempre inovando, faz concerto dia 20, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a batuta do festejado maestro Isaac Karabtchevsky, na Série Portinari. No programa, o belíssimo Prélude à l’après midi d’un faune, e também La Mer, ambos do grande compositor francês Claude Debussy, que é homenageado pelos 150 anos de seu nascimento. O célebre maestro Leonard Bernstein será lembrado pela apresentação da sua Sinfonia nº2, chamada The age of Anxiety, para piano e orquestra, tendo a participação do pianista Alexandre Dossin. É importante ressaltar que o próprio autor dizia que não era um concerto para piano e sim uma sinfonia com piano. Antes do concerto deste sábado, a orquestra apresenta o Projeto Prelúdio, que é destinado aos ouvintes do concerto, isto é, quem tiver tempo e gostar de ouvir informações sobre as obras do programa, antes de ouvi-las no palco, poderá chegar entre 18h30 e 19h30 e ter o prazer de assistir ao trompista e musicólogo Antonio Augusto falando sobre o universo do que será apresentado no programa. O local será o Espaço do Assyrius, no Theatro Municipal, e a entrada será mediante a apresentação do ingresso para o concerto. É preciso fazer a inscrição pelo email prelú[email protected] ou ligar para a orquestra no telefone (21)2551-5595.  No dia 19, às 16h, mais uma oportunidade, quando será feito um ensaio aberto com o programa do concerto, na Fundição Progresso. A entrada é gratuita, com senhas distribuídas uma hora antes do evento.

JARRETT – O grande pianista Keith Jarrett vem dar seu brilho de excelente artista em noite de sonho e grandes improvisações, dia 24, às 21h, noTheatro Municipal do Rio de Janeiro, dentro da Série Dell’Arte de Concertos. Para os amantes do jazz, é impossível perder o grande mito, que visita a cidade. Ingressos no local.

ANJO NEGRO – A ópera Anjo Negro, do compositor João Guilherme Ripper, baseada na peça de Nelson Rodrigues, será encenada no Rio de Janeiro. Após ser estreada em 2003, em São Paulo, nove anos depois a obra chega ao Rio de Janeiro para ser apresentada dia 20, às 20h, e dia 22, às 19h, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. No elenco, o barítono David Marcondes, a talentosa mezzo-soprano Luísa Francesconi, o tenor Marcos Paulo, a soprano Michele Menezes, a festejada soprano Ruth Staerke, as sopranos Maira Lautert e Flavia Fernandes, a mezzo-soprano Carolina Faria, o barítono Fabrizio Claussen, os baixos Frederico Oliveira e Murilo Neves, a OSB Ópera & Repertório, tendo como regente Abel Rocha e André Heller-Lopes como diretor cênico e artístico. Ingressos no local. 

JÚRI – A opereta cômica Caso no Júri , de Gilbert/Sullivan, faz récitas hoje, às 19h, dia 19, às 19h, dia 20, às 17h, e dia 24, às 19h, no Centro Cultural do Poder Judiciário. Orquestra Sinfônica da UFRJ, com grande elenco e regente Juliano Dutra e diretor cênico Henrique Moreira. Entrada franca.

SALA – Depois do grande sucesso na Finep, a soprano Chiara Santoro, o tenor Ivan Jorgensen, o barítono Manuel Alvarez e a pianista Eliara Puggina fazem mais um concerto com trechos das óperas Manon e Thais, de Massenet, no programa Sala de Concerto, apresentado e dirigido por Lauro Gomes, do dia 19, às 17h, no Estúdio Maestro Alceo Bocchino, na Rádio MEC. Como será  transmitido ao vivo, quem desejar pode ouvir em casa, acessando a Rádio MEC FM 98.9MHz.

DESAFIOS – A Série Desafios Musicais traz na sessão comentada do dia 20, às 16h, no Centro Cultural Justiça Federal, obras de Berlioz, Beethoven e Dvorak. Com direção e produção de Saulo Chermont, os ingressos são vendidos no local.

OPES II - A Orquestra Petrobras Sinfônica faz concerto com a regência de Sammy Fuks, dia 23, às 15h, na Série Metrônomo Didático na Arena Jovelina Pérola Negra, com programa Rossini, Tchaikovsky, Grieg, Guerra-Peixe e Carlos Gomes. A entrada é franca.

CONSERVATÓRIO – O Conservatório Brasileiro de Música apresenta dia 24, às 18h, um concerto com alunos de piano da instituição, e com coordenação de Thalita Peres. No programa obras de Granados, Villa-Lobos, Marlos Nobre, Claude Bolling e Piazzolla. A entrada é franca.

OSB II – A Série Quarta Clássica OSB do dia 24, às 19h, no Auditório do BNDES, traz ao palco o clarinetista Tiago Naguel, os violinistas Wagner Rodrigues e Angelo Martins, o violista Gabriel Marin e o violoncelista Luiz Daniel. Programa Brahms e Tim Rescala. Entrada franca. 

MÚSICA NO MUSEU – Hoje, às 18h, no Centro Cultural Justiça Federal, recital do violonista André Trindade. Dia 19, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal, violinista Dhiego Lima e pianista Maria Luisa Lundberg, no programa, obras de Glauco Velasquez, Camargo Guarnieri, José Vieira Brandão, Marlos Nobre e Radamés Gnatalli. Dia 20, às 19h, no Clube A Hebraica, recital da mezzo-soprano Jurema Fontoura e da pianista Maria Luisa Lundberg. No programa obras de Vivaldi, Mozart, Schubert, Villa-Lobos, José Siqueira, Bizet, Granados e Saint-Säens. Dia 21, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, recital de Roberto Goliszewsky, com obras de Mozart, Chopin e Henrique Oswald. Dia 23, às 12h30, no Clube de Engenharia, flautista Guilherme Andreas e pianista Maria Luisa Lundberg. Programa Poulenc, Elert, Gaubert e Prokofiev. Dia 24, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, Grupo Corda com programa Piazzolla.

FINEP – Recital do barítono Fabrizio Claussen e da pianista Viviane Sobral, dia 23, às 18h30, no Espaço Cultural Finep. Programa Vaughan Williams, Tchaikovsky e Rachmaninov. Entrada franca.

CANDELÁRIA – O Projeto Candelária, no concerto do dia 21, às 16h, traz como convidado o violoncelista David Chew. Entrada franca.

PORTELLA – O barítono Nelson Portella é o apresentador do 2º Brasitália, dia 19, às 18h, na Praça Virgílio de Melo Franco. Com as sopranos Marina Considera, Magda Belloti e Marilia Zangrandi, o Coro Infantil de ópera e a pianista Erika Machado serão ouvidos trechos de Verdi, Puccini, Mascagni, Gershwin e Bernstein. Entrada franca.

DICA DA SEMANA