ASSINE
search button

Agenda da semana - de 13 a 19 de setembro: tributo a Eleazar em destaque

Compartilhar

A semana terá mesmo o brilho da prata da casa, com artistas talentosos e competentes: um duo comemorando 40 anos de carreira, a apresentação do filho regente do maestro Eleazar de Carvalho, as duas orquestras da cidade continuando as respectivas temporadas e o dinamismo da série Música no Museu.

TRIBUTO A  ELEAZAR - O filho mais novo do grande e saudoso maestro Eleazar de Carvalho visita pela primeira vez a cidade como regente, onde estará atuando em concerto em memória de seu pai. O filho mais velho do maestro é Eleazar de Carvalho Filho, presidente da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. Sergei Eleazar de Carvalho subirá ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro dia 14, às 20h, regendo o concerto da Série Ônix, que terá também a participação do maestro Roberto Minczuk. Os solistas serão a flautista Claudia Nascimento e a harpista Jennifer Campbell, do quadro do conjunto. No programa, Guaratuja, de Alberto Nepomuceno, Concerto para harpa e flauta em Dó Maior, de Mozart; Prelúdio da ópera Tiradentes, de  Eleazar de Carvalho, e Bachianas Brasileiras nº4, de Villa-Lobos, esta última uma das peças que o maestro Eleazar de Carvalho mais gostava de reger. Era sua marca registrada. Ingressos no local.

OPES – A Orquestra Petrobras Sinfônica, uma de nossas melhores orquestras, apresenta mais um concerto da Série Portinari, dia 15, às 16h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Mais uma vez visitando a cidade, o violinista Tim Fain será o solista do Concerto nº 1 para violino e orquestra, de Philip Glass, com quem o músico tem uma grande parceria musical. Ainda no programa, a Sinfonia Fantástica op.14, de Berlioz, sob a regência do talentoso maestro Carlos Prazeres. Ingressos no local. 

DUO KATZ – O Duo Katz, também conhecido como Katz-Corker, violoncelo e piano, comemora seus 40 anos de concertos de sucesso no Brasil e no exterior, e a Série Música no Museu convida para um recital especial em homenagem ao conjunto no dia 18, às 20h, no Iate Clube do Rio de Janeiro, onde o duo executará obras de Beethoven, Marlos Nobre e Chopin. A entrada é franca.

MÚSICA NO MUSEU – Hoje, apresentação da tecladista Gardênia Garcia, às 12h30, no Real Gabinete Português de Leitura, com obras de Schumann, Bach, Chopin e Francisco Mignone. Dia 14, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal, recital do pianista Arthur Schiappe. No programa, obras de Francisco Mignone, Liszt, Chopin e Villa-Lobos. Dia 15, às 18h, recital da pianista Adriana Kellner, no Clube A Hebraica, com obras de Debussy, Nazareth, Chopin e Liszt. Dia 16, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, recital da pianista Fernanda Cruz tocando Debussy  e Piazzolla. Dia 17, às 12h30, no Clube de Engenharia, pianista Marcos Leite com obras de Alberto Nepomuceno, Arnaldo Rebello, Lindalva Cruz e Ernesto Nazareth.  Dia 18, às 20h, recital do Duo Katz, no Iate Clube do Rio de Janeiro, com obras de Beethoven, Marlos Nobre e Chopin. Dia 19, às 12h30, no Museu da República, recital da pianista Maria Helena Andrade, com obras de Debussy, Satie, Isidor Philipp, Francisco Mignone e Villa-Lobos. Entrada franca em todos os concertos da série.

OLHOS – A série Música para os Olhos apresenta mais uma palestra com vídeo concertos, no próximo sábado, dia 15, às 16h, na confortável Sala Multimídia do Centro Cultural Justiça Federal. No programa, o Concerto para flauta e orquestra, de Penderecki, e o Concerto para clarinete e orquestra, de Mozart. A produção e direção é de Saulo Chermont, e os ingressos poderão ser comprados no local.

INFANTIL – O Coral Infantil da UFRJ, tendo como regente Maria José Chevitarese e a pianista Claudia Feitosa, se apresentam dia 15, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil. Ingressos no local.

TROMBONE - Será realizado hoje o concerto do 1º Festival Internacional de trombone da Unirio, tendo a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e, como regentes, Ronaldo Almeida da Silva e Marcelo Jardim, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, com entrada franca.

CANDELÁRIA – O Projeto Candelária apresenta dia 16, às 16h, o Coral Excelsior, com regência de Delci Bernardes Gonçalves. No programa, obras de Mozart, Schubert, Bach e Mendelssohn, com entrada franca.

VENTOS – O grupo Ventos do Rio e a flautista Laura Rónai fazem concerto dia 16, às 17h, na sala de Sessões do Centro Cultural Justiça Federal, com contribuição voluntária.

FINEP – A Série Concertos Finep apresenta o pianista Flávio Augusto, dia 18, às 18h30, com obras de Francisco Braga, Carlos Gomes, Basílio Itiberê, Henrique Oswald e Alberto Nepomuceno, com entrada franca.

QUINTETO - O Quinteto Villa-Lobos e o pianista Aleyson Scopel fazem o concerto do dia 19, às 20h30, no Espaço Tom Jobim, na programação da Semana de Música de Câmara. Serão ouvidas obras de Radamés Gnattali, Ronaldo Miranda, Villa-Lobos e Poulenc. Ingressos no local.

CANTO – Um recital de canto e piano é o que está programado dia 19, às 19h, no Centro Cultural Justiça Federal, com a soprano Manuela Vieira e a pianista Luciana Fantini. No programa, obras de Webber, Puccini, Bizet, Bellini, Verdi, Massenet e Gounod. Ingressos no local.

DICA DA SEMANA - Concerto Tríplice de Beethoven com Barenboim, Yo-Yo Ma e Perlman: