ASSINE
search button

Projeto Aquarius comemora 40 anos 

Compartilhar

O Projeto Aquarius já é parceiro tradicional da Orquestra Sinfônica Brasileira há quatro décadas. O maestro Isaac Karabtchevsky foi um dos seus criadores junto com o saudoso Péricles de Barros, que democratizaram a cultura realizando espetáculos ao ar livre, o que tanto contribuiu para o grande sucesso e deslumbramento do projeto.

Ora realizado na Quinta da Boa Vista, ora nas areias da praia de Copacabana, além de várias cidades do país, o sucesso sempre foi constante, porque foi muito bem estruturado desde o princípio, levando multidões aos concertos. E esta estrutura as novas gerações de maestros da orquestra já encontraram feitas, com sucesso e lugar de destaque dentro do cenário cultural da cidade do Rio de Janeiro, verdade seja dita, e tem que ser lembrada.

O concerto dos 40 anos do projeto Aquarius será dia 15 de setembro, às 20h, na Praia de Copacabana em frente ao Copacabana Palace. O Coro Sinfônico do Rio de Janeiro e o Coro de Crianças da OSB, com regência do maestro Júlio Moretzsohn, estarão presentes, tendo o jornalista  Pedro Bial como o apresentador do grande evento. A orquestra será regida pelo maestro Roberto Minczuk e serão três os compositores brasileiros que terão obras executadas: Alberto Nepomuceno com seu O Garatuja-Prelúdio, Heitor Villa-Lobos com O trenzinho do caipira , o Choros nº10 e a Bachianas nº4. A obra principal do programa será o O Maracatu de Chico Rei do grande Francisco Mignone, que será apresentado na íntegra.

A noite terá a participação da bailarina Ana Botafogo, que dançará um solo e, pela primeira vez, irá dançar com um figurino chamado instalação, que é um aro com contas nacaradas, inspirado em danças sagradas.

O figurino é de Cecília Modesto.Também se apresentarão a Companhia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro e os alunos da Escola de Dança Maria Olenewa. O projeto cenográfico é de Abel Gomes, a direção artística de Carla Camurati, com direção geral de Angela Azevedo.

.