ASSINE
search button

Agenda da semana - 16 a 22 de agosto: constelação de grandes artistas na cidade 

Compartilhar

A semana finalmente brilha com uma verdadeira constelação de grandes artistas que visitam a cidade. Chegam os violonistas Manuel Barrueco e o Duo Assad, os regentes Zubin Mehta, Fábio Mechetti, o pianista Leon Fleisher, o violinista Maxim Vengerov, para citar apenas alguns. Dois exemplos de superação total - o pianista Leon Fleisher e o violinista Maxim Vengerov - são dignos de total admiração e testemunho de esperança.

Será um verdadeiro entra-e-sai do Theatro Municipal, onde duas diferentes orquestras tocam no mesmo dia, três violonistas em dois dias. Haja fôlego! Mas sempre vale a pena assistir à nata artística atuando em plena cidade maravilhosa, capital cultural do país.

BARRUECO E OSB – Considerado um dos maiores violonistas da atualidade, Manuel Barrueco está na cidade e será solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, para total deleite dos amantes do violão, tocando uma de suas grandes especialidades, o Concerto de Aranjuez de Joaquim Rodrigo, tendo como regente o maestro Roberto Minczuk, titular do conjunto. Completam o programa inteiro de música espanhola as Danças Fantásticas Op.22, de Joaquim Turina, e O Chapéu de Três Pontas, de Manuel de Falla. O concerto será dia 17, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dentro da Série Ônix da OSB, com ingressos no local.

DUO ASSAD  E OPES - Um dos mais notáveis duos de violão de todo o sempre, o Duo Assad, formado pelos irmãos Sergio e Odair Assad, é a grande atração do concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica, dentro da Série Portinari, no próximo dia 18, às 16h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O concerto, que será regido pelo maestro Antoni Wit, terá no programa a Pequena Suite do compositor polonês Witold Lutoslawski, a estreia latinoamericana de Phases de Sergio Assad, e os Quadros de uma Exposição de Mussorgsky. Ingressos no local.

ZUBIN MEHTA – O renomado maestro indiano Zubin Mehta subirá ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dia 21, às 20h30, para reger a Orchestra del Maggio Musicale Fiorentino, dentro da Série Dell’Arte Concertos Internacionais, que este ano completa 30 anos de soluções culturais. Mehta é na atualidade regente honorário vitalício do conjunto e foi diretor musical da Orquestra Filarmônica de Nova Iorque. É uma oportunidade única para ver um dos ícones internacionais, que é o grande regente. Sua experiente  batuta regerá a Sinfonia nº8 em Fá Maior Op.93 de L.Beethoven, o Capriccio Espagnol, de Rimsky-Korsakov, e a Sinfonia nº9 em Mi Menor Op.95,também chamada Novo Mundo, de A. Dvorák. Ingressos no local.

MECHETTI – A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais faz mais um concerto na cidade, dia 18, às 20h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Série Concertos Internacionais da Sala Cecília Meireles, desta vez tendo um convidado muito especial o lendário pianista e maestro americano Leon Fleisher, um verdadeiro poeta, um ícone do piano, que teve graves problemas, passando décadas tocando somente com a mão esquerda. Depois de um tratamento com sucesso, volta aos palcos tocando com as duas mãos, para total alegria de seus admiradores. Terá como regente o talentoso maestro brasileiro Fábio Mechetti, regente titular e diretor artístico da orquestra mineira e que é na atualidade regente emérito da Orquestra Sinfônica de Spokane, nos Estados Unidos. No programa, a belíssima Suite de Danças Crioulas Op.15, de Alberto Ginastera, o Concerto para mão esquerda de Maurice Ravel, e a Sinfonia Fantástica Op.14, de Hector Berlioz. Ingressos no local.

VENGEROV – O talentosíssimo violinista russo Maxim Vengerov vem exercer sua generosidade fazendo um recital beneficente com o pianista israelense Itamar Golan, em prol das obras sociais da organização Beit Lubavitch, também judaica, do Rio de Janeiro. O célebre violinista ficou três anos sem tocar devido ao problema em seu ombro, depois de um acidente doméstico. Mais uma superação a ser aplaudida, dia 19, às 19h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com um belíssimo programa, Franck,Schubert e Saint-Saëns. Ingressos pelos telefones 3543-3770 e 3543-3751.

BRATKE – A Camerata Brasil e o pianista e maestro Marcelo Bratke estão fazendo uma turnê pelo país com o projeto Tom Jobim Plural, que é uma idealização do pianista e da artista plástica Mariannita Luzzati. Será somente uma apresentação na cidade, dia 19 de agosto, às 11h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Série Domingo no Municipal, de onde o grupo parte para Londres, tocando no Queen Elizabeth Hall e, depois, no Parco della Musica em Roma. Ingressos apenas a R$ 1, no local, para ouvir boa música, levar as crianças para conhecer o Theatro Municipal e formar as plateias do futuro.

QUINTETO - O Quinteto Villa-Lobos é o convidado de Lauro Gomes em seu tradicional programa Sala de Concerto, dia 17, às 17h, na Rádio MEC, com entrada franca e transmissão ao vivo.

DESAFIOS – A Série Desafios Musicais, de videoconcertos, faz uma sessão comentada especial com os Quartetos de Cordas de Heitor Villa-Lobos, com o DVD do Quarteto Radamés Gnatalli, que é um primor de realização, apresentação e bom gosto. A produção é de Saulo Chermont, e será dia 18, às 16h, no cinema do Centro Cultural Justiça Federal, local aconchegante e confortável. Ingressos no local.

CELLO - A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa faz concerto dentro do Rio International Cello Encounter, dia 19, às 16h, na belíssima Igreja da Candelária com entrada franca.

MÚSICA NO MUSEU – Hoje, às 18h, no Centro Cultural Justiça Federal, recital de Damu Telek e Gabriel Lucena - violões. Dia 17, às 15h, pianistas Roberto Bravo e Victoria Foust, no Centro Cultural Justiça Federal. Dia 18, às 18h, no Clube A Hebraica, concerto com o contrabaixista Pablo Arruda, saxofonista Rafael Brito e violonista Jean Vhamaux. Dia 19, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, contrabaixista Caio Mesquita e pianista João Elias Soares. Dia 21, às 20h, agradável concerto do Quartetto Legatto, no Iate Clube do Rio de Janeiro. Dia 22, às 12h30, no Museu da República, violonista Vitor Garbelotto. Todos os concertos da série são com entrada franca.

DICA DA SEMANA