ASSINE
search button

Agenda de 9 a 15 de agosto: estrelas internacionais prometem grandes emoções 

Compartilhar

A semana está em animado crescendo para receber as estrelas que estão chegando para se apresentarem no Rio de Janeiro. Os próximos dias trarão grandes emoções, grandes concertos, um festival internacional e a estreia de uma ópera.

DELL’ARTE – A empresa de soluções culturais comemora seus 30 anos de sucesso, presidida pela pianista e professora Myrian Dauelsberg, que com seu apurado bom gosto musical sempre convidou para se apresentar no  Brasil grandes nomes do cenário internacional. O destino trouxe o maestro John Neschling ao Brasil para reger a Orchestra della Svizzera Italiana, na Série Concertos Internacionais da Dell’Arte. O conjunto se apresenta dia 12, às 20h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e teria a regência do maestro Alexander Vernikov, que sofreu um acidente, quebrando a mão, tornando impossível a sua recuperação a tempo de reger o concerto. Ele será substituído pelo regente brasileiro, sobrinho-neto do compositor Arnold Schönberg e antigo regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Osesp. A Svizzera é um dos treze conjuntos profissionais da Suíça,f oi fundada em 1935 e somente em 1991 assumiu seu nome atual, tendo desde então seu reconhecimento internacional. O conjunto terá como solista o grande pianista vietnamita Dang Thai Son, tão aplaudido e querido do público carioca. O artista foi o 1º Prêmio e Medalha de Ouro do Concurso Chopin de Varsóvia, e para coroar sua brilhante carreira a Yamaha Music Media Corporation  lançou o livro Um pianista amado por Chopin – a história de Dang Thai Son. O programa começará com a Pastoral de Verão de Arthur Honneger, tendo o romântico Concerto para piano e orquestra nº2 em Fá Menor op.21 de F.Chopin, e terminando com a Sinfonia nº6 em Dó Maior D-589 de F.Schubert. Ingressos no local.

JOCY – A compositora brasileira Jocy de Oliveira apresenta dia 14, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sua ópera multimídia, Berio sem censura, e relembra seu encontro artístico com o compositor italiano Luciano Berio, na década de 1960. Sobem ao palco com Jocy a soprano e atriz Gabriela Geluda, a grande atriz Fernanda Montenegro, os atores Lucas Goveia e Gabriela Carneiro da Cunha, músicos do Ensemble Jocy de Oliveira, e a Orquestra Sinfônica Brasileira regida pelo maestro Roberto Minczuk. A direção cênica é de Jefferson Miranda. Ingressos no local.

OSB – A coluna parabeniza o diretor de Marketing e Novos Negócios, Ricardo Levisky, que acaba de ganhar um novo cargo como superintendente geral da Orquestra Sinfônica Brasileira.

OSB ÓPERA & REPERTÓRIO – O conjunto faz mais um concerto no lindo Espaço Tom Jobim, dia 12, às 17h, na Série Repertório, sob a batuta do maestro Marcelo Ramos. No programa obras de Silvestre Revueltas, Aaron Copland, Claude Debussy e Franz Schreker. Ingressos no local.

OPES – O Ensemble Petrobras Sinfônica faz mais um concerto da Série Mestre Athayde-CyberConcerto. A novidade é que o evento poderá ser fotografado assim como compartilhado nas redes sociais. Dia 11, às 16h, na Igreja Santa Mônica, com um lindo programa, o Divertimento para fagote e quinteto de cordas de Jean Français e o Septeto em Mi bemol Maior de Beethoven. No dia 10, às 16h, na Fundição Progresso, haverá um ensaio aberto para o público. Os dois eventos serão com entrada franca.

SALA – O programa Sala de Concerto desta semana apresenta dia 10, às 17h, o Udi Cello Ensemble, convidados por Lauro Gomes, diretor e  apresentador. O concerto será no Estúdio Alceo Bocchino, na Rádio MEC, com entrada franca e terá, como sempre, a transmissão ao vivo pela emissora.

BNDES – A série Quintas no BNDES apresenta o festejado José Staneck tocando gaita e fazendo um programa com obras de Villa-Lobos, Guerra Peixe e Piazzolla. O recital será hoje, às 19h, no Auditório do BNDES, com entrada franca.

CAROL – Dentro das festividades da semana de Nossa Senhora da Glória do Outeiro será realizado o recital da pianista Carol Murta Ribeiro, hoje, às 19h, na belíssima igreja, com entrada franca.

CD E DVD – O talentoso saxofonista Leo Gandelman lança novo CD e DVD, dia 11 de agosto, às 21h30, no Miranda. Ingressos no local.

SANTANDER – A colunista acompanhou ao vivo as provas finais do XVII Concurso Internacional de Piano de Santander Paloma O’Shea, nas quais foram três os finalistas do certame, após dez dias de provas, solo, música de câmara e duas provas com orquestra. As provas finais foram realizadas com a Orquestra Sinfônica de Madrid sob a regência de Jesus Lópes Cobos. O concurso premiou o pianista húngaro János Palojtay e a pianista georgiana Tamar Beraia, ambos empatados com o terceiro lugar. No segundo lugar, a excelente pianista coreana Ah Ruem  Ahn, não sendo concedido, portanto, o primeiro lugar e a medalha de ouro. O evento é considerado como um dos maiores concursos internacionais, oferecendo várias turnês de concertos ao vencedor, entre outros prêmios. A coluna lastima que o Brasil não envie pianistas para o tão renomado concurso, o que seria uma oportunidade para se começar uma carreira internacional.

CELLO – O festival internacional de violoncello, conhecido como o Rio Cello Encounter, realiza sua 18ª edição em várias salas de concertos da cidade, com 40 concertos gratuitos.

MÚSICA NO MUSEU – Apresentação dia 10, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal, do contratenor Luan Goés e do pianista Matteo Battistelli. Dia 11, às 11h30, no Parque das Ruínas, violonista Cedmon Alves. Dia 12, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, soprano Orly Bach e pianista Cristina Nascimento. Dia 14, 12h30, no Real Gabinete Português de Leitura, recital do violonista Pedro Barros. Dia 15, às 12h30, no Museu da República, violonista Maria Haro. Todos os concertos são com entrada franca.

UFRJ – A Escola de Música da UFRJ comemora o aniversário da instituição, e convida para o concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ, tendo o maestro Ernani Aguiar como regente.Também participarão alunos de canto coral  da Escola e o Coro da Associação de Canto Coral do Rio de Janeiro. Dia 13, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez. O concerto será com entrada franca.

DICA DA SEMANA