ASSINE
search button

Karabtchevsky  e Freire sábado no Municipal

Compartilhar

A Orquestra Petrobras Sinfônica terá um grande concerto, sábado, dia 16, às 16h, quando subirá ao palco do Theatro Municipal o maestro Isaac Karabtchevsky, diretor artístico e regente titular do conjunto desde 2004. Como solista convidado, o pianista Nelson Freire, um dos principais pianistas brasileiros na atualidade. 

O programa do concerto, da Série Portinari, terá três obras importantes. De Manuel de Falla, a obra a ser executada será “Noches em los Jardines de España”, tendo como solista Nelson Freire. Depois, o belíssimo Bolero de Maurice Ravel e, completando, a  “Sinfonia nº6” de Heitor Villa-Lobos.

A execução da sinfonia de Villa-Lobos marca o início da parceria da Orquestra Petrobras Sinfônica com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, visando a gravação de todas as sinfonias de Villa-Lobos, e um fato interessante, mas também muito triste, tratando-se de um acervo da importância do Villa, é que das suas doze sinfonias, a de nº5 encontra-se perdida!

O “Ciclo das Sinfonias de Heitor Villa-Lobos” será regido na íntegra pelo maestro Karabtchevsky, e deverá levar exatos seis anos para ser executado com as novas partituras,todas revisadas, pela editora Criadores do Brasil.

É uma nova oportunidade de rever Nelson Freire, com sua arte, no Municipal, palco que está acostumado a pisar desde seus 12 anos, quando foi premiado no Primeiro Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro.