ASSINE
search button

AGENDA de 10 a 16 de maio - Rio é a capital mundial da harpa

Compartilhar

AGENDA de 10 a 16 de maio

O Rio de Janeiro continua sendo, durante o mês de maio, a capital mundial da harpa com mais de 100 concertos em diferentes pontos da cidade.

A cidade também recebe a visita do maestro brasileiro radicado em Boston, uma das estrelas da regência do momento, que é convidado da orquestra Sinfônica Brasileira. Várias emoções para a semana.

OSB

A Orquestra Sinfônica Brasileira convidou o maestro brasileiro Marcelo Lehninger para reger o concerto do dia 11 de maio, às 20h, no Espaço Tom Jobim, dentro da “Série Concertos Especiais”.

No programa, a linda suíte Ma mére l’oie, de Maurice Ravel, a Sinfonia nº88 em Sol Maior de Joseph Haydn e a Sinfonia em Ré menor op.47 de Dmitri Schostakovich. O maestro Lehninger é o atual assistente do maestro James Levine na Orquestra Sinfônica de Boston, nos Estados Unidos.

O regente brasileiro é considerado como uma das estrelas da lista de jovens regentes do planeta. Sua passagem pelo Rio está sendo aguardada como um dos concertos do ano. Ingressos no local.


OLHOS

A “Série Música para os Olhos” de vídeoconcertos apresenta as Sonatas para violoncelo e piano de Chopin, Brahms e Debussy.

A apresentação é de Saulo Chermont. Dia 13, às 16h, no Centro Cultural Justiça Federal com ingressos no local.

 

SALA

O programa “Sala de Concerto” apresenta árias de óperas e canções assim como obras a quatro mãos. Os convidados são Frederico de Oliveira, baixo, e os pianistas Edesson Urias e Silas Barbosa. Dia 11, às 17h, com apresentação de Lauro Gomes, direto do estúdio da Rádio MEC, com entrada franca.

 

RIO HARP FESTIVAL

As harpas dominaram as paisagens e as salas de concertos do Rio. Com mais de 100 concertos, o Rio tornou-se a capital mundial da harpa neste mês de  maio. Hoje são quatro os concertos no Centro Cultural Banco do Brasil. Às 10h30, os harpistas Narciso Lucena e David Lucena mais o violão de Moab Lucena.

Mais tarde, às 12h30, Andrés Izmaylov faz recital solo. Continuando às 15h, Silke Aichhorn, harpa, terminando o dia, às 18h, recital de Kevin Zardiel.

Dia 11, no Museu Nacional de Belas Artes, dois concertos, às 12h30, com Andrés Izmaylov, harpa, e às 13h30, harpista Lucrecia Jancsa. 

O Trio d’Ambrósio se apresenta às 15h no Centro Cultural Justiça Federal e às 19h30, no Iate Clube do Rio de Janeiro, será a vez de Silke Aichhorn.

Dia 12, dois concertos no Parque das Ruínas, às 12h30, José Enrique Corredor, harpa, e às 15h, Lucrecia Jancsa.

Já às 19h, o recital será no Clube A Hebraica, com a violinista Ana Ghita e a harpista Mariana Tudor.

Dia 13, dois concertos em dois pontos turísticos da cidade, às 12h30, no Museu do Exército/Forte de Copacabana, recital de Ana Ghita, violino, e Mariana Tudor, harpa, e às 17h, na Ilha Fiscal/Espaço Cultural da Marinha, recital da harpista Rosalia Lopes.

Dia 14, todos os concertos serão no Museu do Exército/Forte Copacabana, começando às 12h30, com o harpista José Enrique Corredor, às 15h, música tradicional indiana com Sandro Shankara, harmonium e cítara, Jaffer Ferreira, pakhawaj e tabla, Jean Cristophe, flauta bansuri, e Silva Brasil, swaramandal e santoor. 

O último concerto do dia será às 18h, com o conjunto The Duplets, com música tradicional irlandesa.

Dia 15, será a vez do Museu do Exército/Forte Copacabana receber todos os concertos do festival. Às 12h30, Baltazar Juarez,harpa, às 15h, harpista Fabíola Harper e às 18h, harpista Maire ni Chathsaigh.

Dia 16,todos os concertos também serão realizados no Museu do Exército/Forte Copacabana. Às 12h30, harpista Betuel Ramirez, às 15h, harpista Fabíola Harper e às 18h, música tradicional irlandesa com o conjunto The Duplets, formado por Gillian Fleetwood e Fraya Thomsen.

Todos os concertos do Rio Festival Harp são com entrada franca.

 

CIA.BACHIANA

O Coro, Camerata e Solistas da Cia.Bachiana Brasileira fazem concerto dia 11, às 19h, com regência de Ricardo Rocha, no Centro Cultural Justiça Federal. Ingressos no local.


PIGMALEÃO

Últimas apresentações da ópera Pigmalião de Rameu no Centro Cultural Banco do Brasil, dias 10,11,12 e 13, às 19h, com direção musical de Marcelo Fagerlande. Ingressos no local.

 

DUO I

Os violoncelistas Paulo e Ricardo Santoro fazem o recital do dia 16,às 18h30,na Casa da Leitura. Entrada franca.

 

DUO  II

O Duo Imago Mundi, formado pela violinista Carla Rincón e pela pianista Viviane Sobral, são as convidadas do Espaço Cultural Finep, dia 15, às 18h30, com entrada franca.