ASSINE
search button

Agenda da semana: 26 de abril a 2 de maio - Rio, a capital mundial da harpa 

Compartilhar

HARPAS – O Rio Harp Festival chega a sua sétima edição fazendo do Rio de Janeiro a capital mundial da harpa! A cidade pega fogo com recitais, em múltiplos lugares, contando este ano com 25 países representados. O concerto de abertura será dia 1º de maio, às 16h, na Igreja da Candelária, com a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais e como solista a harpista brasileira Maria Célia Machado. No mesmo dia, às 19h, no Teatro SESI, a Orquestra Brasileira de Harpas. Os dois concertos são com entrada franca.

OSB -  A Orquestra Sinfônica Brasileira faz mais um concerto no Espaço Tom Jobim, tendo o maestro Roberto Minczuk,titular do conjunto, e como convidado o violoncelista alemão Jan Vogler, que será o solista da Rapsódia Hebraica –Schelomo de Ernest Bloch. Ainda no programa, Ecce Homo de Jeffrey Ryan e a Sinfonia nº10 em mi menor, op.93 de Dmitri Schostakovich. Dia 28, às 16h. Ingressos no local.

MILEWSKI – O tradicional Duo Milewski,formado pelo violinista Jerzy Milewski e a pianista Aleida Schweitzer,fazem recital disputadíssimo hoje, às 19h30, no Iate Clube do Rio de Janeiro, na série Música no Museu. O programa é puro virtuosismo, Bach, Haendel, Paganini e Sarasate. Entrada franca.

QUARTETO – O Quarteto Rio de Janeiro, formado pelos violinistas Felipe Prazeres e Gustavo Meneses, Ivan Zandonade na viola e Mareus Ribeiro no violoncelo, é o convidado do “Projeto Rio Música” hoje, às 19h30, no Centro de Referência da Música Carioca Arthur da Távola. No programa, obras de Alberto Nepomuceno e Villa-Lobos. Ingressos no local.

MÚSICA ANTIGA – A Escola de Música da UFRJ está realizando o Festival de Música Antiga. Esta semana estão programados dois concertos. Hoje, às 19h, a Camerata Sul Tasto, com um programa incluindo os Concertos de Bach e Telemann, passando pelo Concerto para Quatro Violinos de Vivaldi. Dia 27, às 19h, Flustres Ensemble, com programa Marini, Frescobaldi e Piccinini. A entrada é franca.

SALA – O programa “Sala de Concerto” apresenta dois pianistas, Itajara Dias e Vinnicius Dias, dia 27, às 17h, com produção e apresentação de Lauro Gomes, diretamente do Estúdio Sinfônica da Rádio MEC.

VIOLÃO -  O violonista Turíbio Santos é homenageado com um ciclo de vários programas em abril e maio, falando sobre sua carreira e apresentando suas gravações. Dia 29, às 12h, na Rádio MEC FM, apresentado por Lauro Gomes.

SÃO JOSÉ – A série “Quinta Musical na São José” apresenta o conjunto Kaleidos, hoje, às 12h, na Igreja de São José. Obras de Samartini, Carrielo,Pixinguinha,Tom Jobim e Ernesto Nazareth. Entrada franca.

PIGMALEÃO – Continua a ópera barroca, Pigmaleão de Rameau, com sua versão para flauta, violino, viola da gamba e cravo, com direção de Marcelo Fagerlande. Dias 26, 27, 28 e 29, às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil. Ingressos no local.

MALB – A série “Concertos Movimento Artístico Lúcia Branco” apresenta o Coro de Câmera da Real Sociedade Clube Ginástico Português, e o regente Alfredo Duarte. Hoje, às 17h30, no Conservatório Brasileiro de Música, com entrada franca.

HARMONITANGO – José Staneck, harmônica junto com Ricardo Santoro, violoncelo, e Sheila Zagury, piano, formam o conjunto “Harmonitango” que se apresenta dia 27, às19h30, no “Projeto Rio Música”, no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, com programa Piazzolla. Ingressos no local.

TRIO – O Trio da UFRJ se apresenta na temporada de concertos do “Grupo Preludio 21”. Dia 28, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal. No programa, obras de Sergio Roberto de Oliveira, Marcos Lucas, Neder Nássaro, José Orlando Alves, Alexandre Schubert e Caio Senna. A entrada é franca.

MÚSICA NO MUSEU – Hoje, às 19h30,recital do Duo Milewski, no Iate Clube do Rio de Janeiro. Dia 29, às 11h30, no Museu da República, Paulo Brasil e Rocio del Moral, pianos. Dia 30, às 18h, na Casa de Cultura Laura Alvim, apresentação do Coral Al Schalom com repertório de música tradicional judaica. Os concertos são com entrada franca.

PLANETÁRIO – Música Clássica nas Estrelas é a sessão comentada de DVDs no Planetário. Dia 28, às 16h, com ingressos no local.