ASSINE
search button

O 'Réquiem' que Mozart não terminou 

Compartilhar

O Réquiem de Mozart é uma das mais expressivas e importantes obras não concluídas da história da música. Tendo em vista o que muitos pensam e alguns erradamente informam, a coluna faz questão de divulgar, esclarecer e informar que a magistral obra sacra foi a última obra de Wolfgang Amadeus Mozart, mas não foi concluída pelo compositor austríaco. 

Foi uma das primeiras coisas que esta colunista aprendeu na Musikhochschule Hannover, a Escola Superior de Música de Hannover,na Alemanha.

Mozart terminou apenas três seções da obra, que foram o Intróito, o Kyrie e Dias Irae. Deixou indicações assim como anotações para as partes Domine Jesu e Agnus Dei. A obra foi finalizada e concluída, isto sim, por seu amigo e aluno Franz Süssmayer, que compôs o Sanctus e outras partes importantes como a Lacrimosa.

O Réquiem, que é uma missa fúnebre, foi estreado em Viena, em um concerto beneficente em favor da terrível Kontance Weber.

Por uma ironia do destino, Kostance, a viúva de Mozart, demonstrou um apurado sentido comercial somente  após a morte de seu marido, sendo lamentável que esta visão inesperada estivesse ausente durante a vida do gênio Mozart.

Foi ela quem pediu a Süssmayer que completasse o Réquiem, para não perder a encomenda feita ao compositor antes de sua morte.

O gênio compôs, e não usufruiu do seu dinheiro .

Mozart não terminou esta grande obra por um simples e triste motivo: a sua própria morte em dezembro de 1791.

E viva a música !