ASSINE
search button

Órgão Tamburini restaurado

Compartilhar

Está de volta o grande órgão de tubos Tamburini da Escola de Música da UFRJ, que está localizado no Salão Leopoldo Miguez.

Depois de dois anos de restauração assim como sua modernização, os amantes do órgão, o instrumento, poderão ouvir quatro recitais com organistas de excelência no Rio de Janeiro.

O órgão Tamburini tem 4620 tubos, quatro manuais, isto é, quatro teclados, a pedaleira, que é o teclado tocado com os pés exatamente com a ponta e o calcanhar de preferência com sapatilha, 52 registros reais e atualmente com a sua modernização, foi complementado com gravador, reprodutor e conexão midi.

Novinho em folha para os deleites dos alunos do curso de órgão daquela escola, sob a batuta do excelente organista Alexandre Rachid.

Os recitais serão todos no Salão Leopoldo Miguez, dias 10,13 17 e 20 de abril, no mesmo horário das 18h30 e tendo como convidados, abrindo a série a ótima organista alemã Gertrud Mersiovsky, grande conhecedora da obra de J.S.Bach, ex-professora da Escola , que tanto trabalhou e solicitou para  o restauro do órgão. Depois dia 13 será a vez de José Luis de Aquino, que estudou na Escola de Música e hoje está na Universidade de São Paulo, a USP. 

Dia 17 de abril, também ex-aluno da UFRJ, apresentação de Marco Aurélio Lischt que é o atual regente do Coral Canarinhos de Petrópolis. E, para finalizar a série o dono da casa, o organista Alexandre Rachid que também estudou na Casa,é chefe do Departamento de Piano da instituição, e foi também aluno de Gertrud Mersiovsky.

O BRAVO da coluna pelo restauro de um bem incalculável, não só pela qualidade do instrumento, mas pelo valor que é a existência do órgão para a Escola e o desenvolvimento de seus alunos.