ASSINE
search button

Espaço Cultural Finep faz 20 anos

Compartilhar

O Espaço Cultural Finep completa, este ano, 20 anos de atividades, tendo realizado concertos, recitais e óperas ao longo de duas décadas de atuação. 

A coluna aplaude a Finep, Financiadora de Estudos e Projetos, pela sensibilidade em manter dentro da sua programação de seminários, cursos, exposições, os concertos de música clássica, com a mesma estabilidade de 20 anos atrás, em seu espaço cultural.

O local é muito agradável, tem um ótimo piano Yamaha, cafezinho e chocolate, sempre quentíssimos, com a coordenação do competente Helder Castro e a curadoria das pianistas Maria Josephina Mignone, Ilze Trindade e do produtor e apresentador Lauro Gomes. 

Para inaugurar a temporada de 2012, que começa hoje, o público será brindado com a ópera “Maria Tudor – Cenas principais” de Carlos Gomes que foi montada, imaginem, pela última vez no Brasil, em 1959! 

Na montagem atual a personagem central, Maria Tudor, será vivida pela soprano Marina Considera; Giovanna terá vida na voz da soprano Magda Belloti; o tenor Ivan Jorgensen será Fabiano Fabianni; o barítono Manuel Alvarez será Don Gil. Com libreto de Emilio Praga / Zanardini / Fontana, terá as participações da pianista Eliara Puggina e do regente do Coro Evandro Rodriguese. A direção geral é de Lauro Gomes.

A obra é considerada uma das mais belas de Carlos Gomes e se destaca por suas audaciosas harmonias. Sempre à frente de seu tempo, o compositor é o primeiro artista brasileiro a ter visitado os palcos europeus. 

A estréia será hoje, às 18h30, no espaço Cultural Finep, endereço já tradicional da Praia do Flamengo 200, pilotis com entrada franca. 

Para os que perderem, uma  nova récita está marcada para o dia 10 de abril, no mesmo horário e local, também com entrada franca.