ASSINE
search button

Agenda da semana - 12 a 18 de janeiro

Compartilhar

Apesar de a maioria das orquestras só começarem suas temporadas em março, o Rio não resiste aos concertos de verão.                           

MÚSICA NO MUSEU - A importante série de concertos que não tem recesso começa sua temporada de 2012 no dia 13, exatamente a primeira sexta-feira 13 do ano, data carismática para trazer bons fluidos ao diretor do projeto, Sergio da Costa e Silva, e aos músicos que se apresentarão durante o ano. Segundo estatísticas, a série realizou 405 concertos ao longo de 2011, recorde de mais de um concerto por dia. 

O projeto comemora seus 15 anos com intensa atividade, assim como mantém a tradição de realizar concertos em pleno verão. No mês de janeiro, a novidade é a apresentação de dois finais de semana, com concertos dedicados ao blues, um estilo que está na base da grande música pop americana e que contagiou o mundo. Pode ser muito simples e direto, como o som de voz e violão, ao mais sofisticado e orquestrado por um Gershwin, lançando artistas importantes e tendo suas raízes espalhadas pelos quatro cantos do planeta.

Dia 13, às 12h30, no Centro Cultural Light, Camerata de Violões. Dia 14, às 11h30, no Museu Parque das Ruínas, concerto da Jamband Express, com programa dedicado ao blues, rock, soul, reggae e jazz.

Dia 15, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, apresentação do Jazztopia, com Lennart Goebel no teclado, Wolfram Goebel no sax tenor, e Sami Kontola na percussão. O programa terá Cole Porter, Jimmy Smith, Paul Desmond e Duke Ellington. Dia 17, às 12h30, no Centro Cultural Justiça do Trabalho, Radio Jazz com programação de rock e blues.

DESAFIOS MUSICAIS – A série de videoconcertos faz o primeiro concerto da temporada dedicado a Henry Purcell, com a apresentação de Dido e Aeneas.

A gravação é com um dos mais extraordinários conjuntos dedicados à música barroca, o Les Arts Florissants, que inclusive já visitou o Rio. A direção musical é de William Christie. Dia 14, às 16h, no Centro Cultural Justiça Federal, local super confortável para a realização dos eventos, tendo a excelente produção de Saulo Chermont. Ingressos no local.

Confira a dica da semana: