ASSINE
search button

Orquestra Petrobras Sinfônica lança novo CD – 'Compositores Brasileiros'

Compartilhar

A Orquestra  Petrobras Sinfônica lançou neste final de 2011 o CD Compositores Brasileiros prosseguindo, assim, com o trabalho de divulgação da música brasileira de concerto. O CD reuniu compositores de diferentes gerações, diferentes linguagens e estilos, alguns com obras já tradicionais e outros com obras encomendadas pela Opes, todas executadas com a excelente maestria do seu diretor artístico e regente titular, Isaac Karabtchevsky, que demonstra sempre ser um grande divulgador, com versões de referência, tanto em concertos quanto em gravações, de obras dos compositores brasileiros.

O álbum começa com a obra Contraponto, Ponte e Ponteio para Orquestra Sinfônica de André Mehmari, obra escrita em 2010 e gravada em junho de 2011, na Fundição Progresso. O compositor é pianista e arranjador, nascido em Niterói e radicado em São Paulo e, segundo palavras de Karabtchevsky, “o compositor realça os coloridos da orquestra para começar um país que faz das contradições sua força: do sofisticado gesto sinfônico à espontaneidade do rabequeiro, a orquestra é levada a experimentar essas diferenças que, afinal, nos tornam únicos”.

A segunda obra é Abertura Quarta, de Ernani Aguiar, escrita em 2010 e também gravada em junho de 2011, na Fundição Progresso. “Exibe o despojamento de um compositor capaz de incorporar sutilezas em sua escrita musical, cuja elaboração vai sendo descoberta a cada nova audição”, segundo Karabtchevsky. 

A terceira obra é o Estro Armônico, de Edino Krieger, nascido em Brusque, Santa Catarina, uma das obras importantes do autor, escrita em  1975. Segundo o regente titular do conjunto, “a obra explora as dinâmicas  e timbres de casa naipe, utilizando estruturas harmônicas de forma muito original. Como de hábito, uma peça que demonstra precisão técnica e coesão de estilo de um de nossos grandes compositores.

A quarta e última obra do CD é Movimentos Sinfônicos, de Marlos Nobre, nascido em Recife, Pernambuco. A obra foi escrita em 2011 e teve sua estreia mundial em março do mesmo ano com gravação ao vivo, no Theatro Municipal do Rio. Segundo Karabtchevsky, “os Movimentos Sinfônicos compostos por Marlos Nobre atravessam minha própria biografia e refletem o processo criativo de um artista para quem a emoção tem exercido casa vez maior protagonismo. Chama a atenção na obra a alternância entre climas e o uso dos volumes sonoros da orquestra como recursos expressivos, contando com a participação de vozes que tornam o discurso sinfônico ainda mais intenso”. O compositor Marlos Nobre é ganhador do Prêmio Tomás Luis de Victoria, um dos mais cobiçados prêmios de música do mundo.

O CD teve o excelente e sensível trabalho de gravação, edição, mixagem e masterização de Eduardo Monteiro. O BRAVO da coluna por esse trabalho de excelência da Orquestra Petrobras Sinfônica, com o brilhantismo do maestro Isaac Karabtchevsky, grande defensor, divulgador, conhecedor e parceiro da música brasileira de concerto. A coluna procurou exaustivamente no Youtube todas as obras deste CD e somente encontrou uma delas, que estamos mostrando para os leitores apreciarem.