ASSINE
search button

Sarah Chang - uma linda violinista

Compartilhar

A violinista Sarah Chang, que visitará o Rio nesta semana, nasceu na Filadélfia e seus pais são coreanos. Começou a estudar violino aos 4 anos de idade, fazendo mais tarde um teste para a Escola Juilliard em Nova Iorque, tocando o Concerto para violino de Max Bruch. 

Era uma criança prodígio, que teve seu reconhecimento e a oportunidade de tocar para o célebre maestro Zubin Mehta, quando o maestro regia a Orquestra Filarmônica de Nova Iorque. Com 10 anos, gravou seu primeiro álbum figurando logo na “bíblia da música”, como é reconhecida a revista americana Billboard.

A artista é reconhecida como uma das mais talentosas violinistas da atualidade, tendo atuado, inclusive, com as maiores orquestras do planeta com regentes renomados, tendo encantado o mundo com a sua gravação com Zubin Mehta.

Sarah Chang tem segredos muito sofisticados, naturalmente à altura de seu virtuosismo. Ela toca em um violino Guarnieri del Gesu, de 1717, comprado por ela quando ainda era uma adolescente. Para as obras de Bach e Mozart, a talentosa artista usa os arcos franceses Pajeot, trocando-os pelos também franceses Sartory quando é solistas de grandes concerto, na duração, de Tchaikovsky e Sibelius, obra que tocará no Rio. 

Artista cativante, fez o célebre violinista Yehudi Menuhin escrever sobre ela: “Eu achei Sarah Chang a violinista mais maravilhosa, perfeita e ideal que eu já ouvi”.

A violinista será solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, dias 25 , às 20h, e 26, às 16h, no Theatro Municipal do RJ.