Jornal do Brasil

Domingo, 22 de Abril de 2018 Fundado em 1891
Sol Maior

Colunistas - Sol Maior

Agenda da semana - 3 a 9 de novembro

Jornal do Brasil Maria Luiza Nobre

SOPROS  NO  RIO - O Rio de Janeiro será a sede do IV Festival Internacional de Sopros organizado pelo projeto Música no Museu. Segundo seu idealizador e diretor Sergio da Costa e Silva, a abertura do evento será dia 4 de novembro às 12h30, no Centro Cultural Light, com a Orquestra Jovem Música no Museu, que fará a estréia do Concerto para Clarineta e Cordas de Anderson Alves, obra dedicada ao clarinetista José Carlos de Castro, tendo como solista Thatyana Silva. Também no programa o Gran Duo para clarineta, contrabaixo e orquestra de cordas de Bottesini, solistas o clarinetista Cristiano Costa e a contrabaixista Natália Terra, encerrando o evento com a Sinfonia para Cordas em Ré maior de F.Mendelsohn. 

São vários os convidados internacionais, entre eles os oboístas Kevin Vigneau, dos Estados Unidos, professor da Universidade de Nova México e 1º oboista da Orquestra do Novo México; Guy Porat, de Israel, professor da Hochschule de Musik,Vienna; também dos Estados Unidos, o professor Eric Ohlsson, Mary Lindsey Bailey, professora da Universidade de Colorado, principal oboísta da Grand Junction Symphony Orchestra e Dr. Janice Crews. 

Festival Internacional de Sopros no Rio

Os fagotistas americanos Scott Pool, professor da Universidade do Texas, Lynn Hileman, da Universidade de West Virginia e Richard Meek, também professor da Universidade do Texas. Paralelamente, serão realizadas master classes, nos dias 7 e 14, na Escola de Música Villa-Lobos, para estudantes destes instrumentos. Os concertos serão sempre gratuitos em vários lugares da cidade. No dia 5, às 12h30, no Museu do Exército/Forte de Copacabana, o Trio Oboé Brasil formado pelos oboístas Jéferson Nery e Thiago Neves e Pierre Descaves, oboé e corne inglês. Dia 6, às11h30, no Museu de Arte Moderna, o oboísta Kevin Vingneau e a pianista Ana Maria Brandão. Dia 7, às 12h30, na Biblioteca Nacional, Quarteto Wanhal. Dia 8, às 12h30, no Arquivo Nacional, o oboísta Leonardo Fuks. Dia 9, às 12h30, no Museu da República, a mezzo-soprano Wanda Brister, o fagotista Scott Pool e a pianista Natsuki Fukasawa. 

ÓRGÃO – A série “Música na Catedral” convidou o organista Eduardo Biato para o recital dia 7, às 12h30, na Catedral Metropolitana do Rio, com um excelente programa com entrada franca.

ESTRÉIA – Com a Casa França-Brasil lotada, a série “Música na Casa” apresentou no último dia 2, a estréia mundial da obra Poema XV para harmônica e piano do compositor Marlos Nobre, que foi ovacionado no local. A performance coube ao festejado instrumentista José Staneck, harmônica e a pianista Sheila Zagury, integrantes do grupo Harmonitango. A curadoria da série é de João Guilherme Ripper.

MIDRASH – A pianista Ruth Serrão fará o recital dia 6, às 11h, no Centro Cultural Midrash, com entrada franca.

OSB – A série “Turmalina Pianistas” da Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta a pianista Gabriela Montero com a regência de Marcos Arakaki. O concerto será dia 5, às 16h, no Theatro Municipal. Ingressos no local.

Programa para amantes de cravo

CRAVO – Para os amantes do instrumento, a Escola de Música da UFRJ realiza a 8ª Semana do Cravo nos dias 7, 8 e 9 de novembro. Dia 7, às 14h, mesa-redonda com os palestrantes Lucia Carpena e Mônica Lucas, tendo como mediador Marcelo Fagerlande. No mesmo dia, às 18h, recital com Mário Orlando, viola da gamba, Roger Lagr, violino barroco e os cravistas Rodrigo Hoffmanne Eduardo Antonello. Dia 8, às 14h, palestra de Ana Cecília Tavares, Marcelo Fagerlande e Carla Albuquerque com mediação de Luciana Câmara. No mesmo local, recital dos cravistas Vinicius Pereira e Pedro Diniz. Dia 9, às 14h, Patrícia Michelini e Luciana Câmara, e recital, às 18h, com os cravistas Ana Isabel Cartaxo e Carla Arruda com entrada franca. 

VIOLÃO I - O Festival Internacional de Violão da UFRJ apresenta hoje, às 18h30, o Duo Siqueira Lima, violões, no Salão Leopoldo Miguez, com entrada franca. Dia 4, às 18h30, a soprano Adélia Issa e  o violonista Edelton Gloeden fazem recital com entrada franca.

VIOLÃO II - Os alunos de violão da Unirio fazem apresentação no dia 9, às 11h45, na Sala Alberto Nepomuceno, com entrada franca.

IGREJA – A série “Música de Primeira” tem como convidado o pianista Marcos Leite, hoje, às 19h30, na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, com entrada franca.

CARIOCA – O espetáculo “Microscópera Carioca” de Roberto Bürgel está em cartaz no Teatro do SESI – RJ, hoje, às 19h30, durante o mês de novembro. O elenco tem a soprano Chiara Santoro, o tenor Marcello Sader, a mezzo-soprano Carolina Faria, o baixo Daniel Soren, o clarinetista Batista Jr., o percussionista Roberto Kaufmann, a contrabaixista Natália Terra e como regente Roberto Bürgel. Ingressos no local.

SOPROS – A Orquestra Sopros da Pró-Arte, o violão de Guinga, a sanfona de Kiko Horta e o canto de Vânia Lucas fazem um concerto hoje, às 20h, no Espaço Tom Jobim, com ingressos no local.

DUO – O violoncelista Kayane Satomi e o pianista Ronaldo Rolim são os convidados do programa “Sala de Concerto” no dia 4, às 17h, na Rádio MEC – FM com entrada franca.

WAGNER – A ópera “Siegfried” de Wagner será exibida ao vivo, dentro do projeto “The Metropolitan Opera Live in HD”, tendo no elenco o tenor Gary Lehman como Siegfried, o baixo-barítono Bryn Terfel como Andarilho, a Orquestra do Metropolitan Opera House regida por Fabio Luisi e direção de Robert Lepage. Dia 5, às 14h, no Cinema Leblon, Cinema Roxy, Kinoplex São Luiz e Kinoplex Fashion Mall. Ingressos nos locais.

CAFÉ – A série “Café Concerto” apresenta o duo de violino e violoncelo, Ayran Nicodemo e Murilo Alves, dia 5, às 19h, no Centro Espírita Israel Barcelos. Ingressos no local.

SABER – A Casa do Saber convidou Rafael Fonseca para fazer palestra dia 7, às 17h, com ingressos no local.

KARAOKÊ – Novidade é o evento organizado pela Escola de Música da UFRJ, o karaokê de ópera aberto ao público. Podem levar a partitura e o pianista vai acompanhar. Dia 7, às 18h30, no Restaurante Ernesto, ao lado da Sala Cecília Meireles. Reservas: 2509-6455 e 2508-5780. Uma ótima surpresa.

FINEP – A série “Concertos Finep” convidou o pianista Luiz Gustavo Carvalho para o recital do dia 8, às 18h30, em seu Espaço Cultural, com entrada franca.

SAX – O conjunto de saxofones da UFRJ faz concerto dia 8, às 18h30, no Teatro da Universidade Cândido Mendes, com entrada franca.

CIA.LÍRICA – O conjunto apresenta dia 8, às 19h, no Centro Cultural Justiça Federal, a ópera “Fausto” de Gounod com versão reduzida para piano. Ingressos no local.

METAIS – O Trio de Metais da Unirio faz recital dia 8, às 19h, na Sala Villa-Lobos, com entrada franca.

BANDA – A série “Projeto Candelária “ apresenta dia 9, às 18h30, a excelente Banda de Concerto de Volta Redonda com a regência de Nicolau Martins, com entrada franca.



Tags: coluna, maria luzia nobre, música, programação, sol maior

Compartilhe: