Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018 Fundado em 1891

Sol Maior

Agenda da semana - 3 a 9 de novembro

Maria Luiza Nobre

SOPROS  NO  RIO - O Rio de Janeiro será a sede do IV Festival Internacional de Sopros organizado pelo projeto Música no Museu. Segundo seu idealizador e diretor Sergio da Costa e Silva, a abertura do evento será dia 4 de novembro às 12h30, no Centro Cultural Light, com a Orquestra Jovem Música no Museu, que fará a estréia do Concerto para Clarineta e Cordas de Anderson Alves, obra dedicada ao clarinetista José Carlos de Castro, tendo como solista Thatyana Silva. Também no programa o Gran Duo para clarineta, contrabaixo e orquestra de cordas de Bottesini, solistas o clarinetista Cristiano Costa e a contrabaixista Natália Terra, encerrando o evento com a Sinfonia para Cordas em Ré maior de F.Mendelsohn. 

São vários os convidados internacionais, entre eles os oboístas Kevin Vigneau, dos Estados Unidos, professor da Universidade de Nova México e 1º oboista da Orquestra do Novo México; Guy Porat, de Israel, professor da Hochschule de Musik,Vienna; também dos Estados Unidos, o professor Eric Ohlsson, Mary Lindsey Bailey, professora da Universidade de Colorado, principal oboísta da Grand Junction Symphony Orchestra e Dr. Janice Crews. 

Festival Internacional de Sopros no Rio
Festival Internacional de Sopros no Rio

Os fagotistas americanos Scott Pool, professor da Universidade do Texas, Lynn Hileman, da Universidade de West Virginia e Richard Meek, também professor da Universidade do Texas. Paralelamente, serão realizadas master classes, nos dias 7 e 14, na Escola de Música Villa-Lobos, para estudantes destes instrumentos. Os concertos serão sempre gratuitos em vários lugares da cidade. No dia 5, às 12h30, no Museu do Exército/Forte de Copacabana, o Trio Oboé Brasil formado pelos oboístas Jéferson Nery e Thiago Neves e Pierre Descaves, oboé e corne inglês. Dia 6, às11h30, no Museu de Arte Moderna, o oboísta Kevin Vingneau e a pianista Ana Maria Brandão. Dia 7, às 12h30, na Biblioteca Nacional, Quarteto Wanhal. Dia 8, às 12h30, no Arquivo Nacional, o oboísta Leonardo Fuks. Dia 9, às 12h30, no Museu da República, a mezzo-soprano Wanda Brister, o fagotista Scott Pool e a pianista Natsuki Fukasawa. 

ÓRGÃO – A série “Música na Catedral” convidou o organista Eduardo Biato para o recital dia 7, às 12h30, na Catedral Metropolitana do Rio, com um excelente programa com entrada franca.

ESTRÉIA – Com a Casa França-Brasil lotada, a série “Música na Casa” apresentou no último dia 2, a estréia mundial da obra Poema XV para harmônica e piano do compositor Marlos Nobre, que foi ovacionado no local. A performance coube ao festejado instrumentista José Staneck, harmônica e a pianista Sheila Zagury, integrantes do grupo Harmonitango. A curadoria da série é de João Guilherme Ripper.

MIDRASH – A pianista Ruth Serrão fará o recital dia 6, às 11h, no Centro Cultural Midrash, com entrada franca.

OSB – A série “Turmalina Pianistas” da Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta a pianista Gabriela Montero com a regência de Marcos Arakaki. O concerto será dia 5, às 16h, no Theatro Municipal. Ingressos no local.

Programa para amantes de cravo
Programa para amantes de cravo

CRAVO – Para os amantes do instrumento, a Escola de Música da UFRJ realiza a 8ª Semana do Cravo nos dias 7, 8 e 9 de novembro. Dia 7, às 14h, mesa-redonda com os palestrantes Lucia Carpena e Mônica Lucas, tendo como mediador Marcelo Fagerlande. No mesmo dia, às 18h, recital com Mário Orlando, viola da gamba, Roger Lagr, violino barroco e os cravistas Rodrigo Hoffmanne Eduardo Antonello. Dia 8, às 14h, palestra de Ana Cecília Tavares, Marcelo Fagerlande e Carla Albuquerque com mediação de Luciana Câmara. No mesmo local, recital dos cravistas Vinicius Pereira e Pedro Diniz. Dia 9, às 14h, Patrícia Michelini e Luciana Câmara, e recital, às 18h, com os cravistas Ana Isabel Cartaxo e Carla Arruda com entrada franca. 

VIOLÃO I - O Festival Internacional de Violão da UFRJ apresenta hoje, às 18h30, o Duo Siqueira Lima, violões, no Salão Leopoldo Miguez, com entrada franca. Dia 4, às 18h30, a soprano Adélia Issa e  o violonista Edelton Gloeden fazem recital com entrada franca.

VIOLÃO II - Os alunos de violão da Unirio fazem apresentação no dia 9, às 11h45, na Sala Alberto Nepomuceno, com entrada franca.

IGREJA – A série “Música de Primeira” tem como convidado o pianista Marcos Leite, hoje, às 19h30, na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, com entrada franca.

CARIOCA – O espetáculo “Microscópera Carioca” de Roberto Bürgel está em cartaz no Teatro do SESI – RJ, hoje, às 19h30, durante o mês de novembro. O elenco tem a soprano Chiara Santoro, o tenor Marcello Sader, a mezzo-soprano Carolina Faria, o baixo Daniel Soren, o clarinetista Batista Jr., o percussionista Roberto Kaufmann, a contrabaixista Natália Terra e como regente Roberto Bürgel. Ingressos no local.

SOPROS – A Orquestra Sopros da Pró-Arte, o violão de Guinga, a sanfona de Kiko Horta e o canto de Vânia Lucas fazem um concerto hoje, às 20h, no Espaço Tom Jobim, com ingressos no local.

DUO – O violoncelista Kayane Satomi e o pianista Ronaldo Rolim são os convidados do programa “Sala de Concerto” no dia 4, às 17h, na Rádio MEC – FM com entrada franca.

WAGNER – A ópera “Siegfried” de Wagner será exibida ao vivo, dentro do projeto “The Metropolitan Opera Live in HD”, tendo no elenco o tenor Gary Lehman como Siegfried, o baixo-barítono Bryn Terfel como Andarilho, a Orquestra do Metropolitan Opera House regida por Fabio Luisi e direção de Robert Lepage. Dia 5, às 14h, no Cinema Leblon, Cinema Roxy, Kinoplex São Luiz e Kinoplex Fashion Mall. Ingressos nos locais.

CAFÉ – A série “Café Concerto” apresenta o duo de violino e violoncelo, Ayran Nicodemo e Murilo Alves, dia 5, às 19h, no Centro Espírita Israel Barcelos. Ingressos no local.

SABER – A Casa do Saber convidou Rafael Fonseca para fazer palestra dia 7, às 17h, com ingressos no local.

KARAOKÊ – Novidade é o evento organizado pela Escola de Música da UFRJ, o karaokê de ópera aberto ao público. Podem levar a partitura e o pianista vai acompanhar. Dia 7, às 18h30, no Restaurante Ernesto, ao lado da Sala Cecília Meireles. Reservas: 2509-6455 e 2508-5780. Uma ótima surpresa.

FINEP – A série “Concertos Finep” convidou o pianista Luiz Gustavo Carvalho para o recital do dia 8, às 18h30, em seu Espaço Cultural, com entrada franca.

SAX – O conjunto de saxofones da UFRJ faz concerto dia 8, às 18h30, no Teatro da Universidade Cândido Mendes, com entrada franca.

CIA.LÍRICA – O conjunto apresenta dia 8, às 19h, no Centro Cultural Justiça Federal, a ópera “Fausto” de Gounod com versão reduzida para piano. Ingressos no local.

METAIS – O Trio de Metais da Unirio faz recital dia 8, às 19h, na Sala Villa-Lobos, com entrada franca.

BANDA – A série “Projeto Candelária “ apresenta dia 9, às 18h30, a excelente Banda de Concerto de Volta Redonda com a regência de Nicolau Martins, com entrada franca.

Tags: coluna, maria luzia nobre, música, programação, sol maior

Compartilhe: