ASSINE
search button

Rachmaninov e Mozart: dois lançamentos primorosos

Compartilhar

A música de Rachmaninov sempre nos faz sonhar, sobretudo porque conhecendo a história da vida desse grande compositor russo. Cada vez que ouvimos sua obra, o respeitamos e o admiramos mais. São duas obras que apaixonam há décadas as multidões que as ouvem.

A gravação em questão foi muito aguardada porque representa a direção do maestro John Neschling em abril de 2008 e a continuação com o maestro Tortelier em agosto de 2009.

O pianista Arnaldo Cohen é deslumbrante, um grande artista de alto nível internacional, dono de uma das mais lindas e puras técnicas vistas no piano, sem falar da beleza infinita de sua palheta sonora. 

No célebre Concerto nº 2, Cohen tem em seu grande parceiro Neschling uma cumplicidade verdadeira, com entrosamento perfeito, revelando uma interpretação da OSESP primorosa, grande nível mesmo. No Concerto nº4, desta vez com a regência de Tortelier, Cohen evidencia o seu talento nato que o faz ser um dos grandes pianistas da atualidade. O Bravo da coluna ao pianista Arnaldo Cohen. 

Mozart

Mozart é um gênio, sua música é espiritualizada, pura, forte, um marco na história da música. O Concerto K-466 é um dos mais famosos de Mozart, que o escreveu na tonalidade de ré menor, e o Concerto K-595 foi o último concerto que o gênio austríaco escreveu. 

Esta gravação que sugerimos é magistral. A solista e regente é a grande pianista japonesa Mitsuko Uchida, admirada pelas suas interpretações fantásticas dos concertos de Mozart que constam deste registro. A artista estudou na Áustria, onde teve a oportunidade de trabalhar com os professores e também pianistas Wilhelm Kempf e Artur Scnabel, na época que seu pai era embaixador do Japão na Áustria. A gravação dos concertos é belíssima, mostrando além de sua grande sensibilidade, a tradução da obra de Mozart. É uma gravação para se ouvir muito, cada vez mais apreciando a qualidade do som da pianista com o total entrosamento com a Orquestra de Cleveland. O Bravo da coluna. 

>> RACHMANINOV: Concertos para Piano nº 2 e 4 – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Arnaldo Cohen/ John Neschling/Yan Pascal Tortelier

Lançamento Biscoito Fino

>> MOZART: Concertos nº 20 , K-466 e  nº27 , K-595

The Cleveland Orchestra

Mitsuko Uchida

Lançamento DECCA