Jornal do Brasil

Terça-feira, 24 de Abril de 2018 Fundado em 1891
Sol Maior

Colunistas - Sol Maior

Confira a programação dos eventos de música clássica no Rio

Jornal do Brasil Maria Luiza Nobre

MIGNONE - O compositor Francisco Mignone recebe a homenagem, durante o mês de agosto, da Rádio MEC. O programa produzido por Lauro Gomes enfoca a vida, o homem e a obra do grande autor. Dia 12, às 12h, na Rádio MEC-FM.

 ABBADO - O programa Encontro com os Clássicos, produzido e apresentado por Carol Murta Ribeiro, leva aos ouvintes o maestro Cláudio Abbado e a Orquestra Sinfônica de Londres. Dia 21, às 21h, na Rádio Catedral FM,106.7.

TENOR - A grande atração da série “Concertos Internacionais” da Sala Cecília Meireles será o tenor mexicano Ramón Vargas, com Mzia Bakhtouridze ao piano. O artista é considerado como um dos melhores tenores da atualidade, e é aclamado como uma das melhores vozes operísticas pela beleza de sua técnica vocal. O tenor subirá ao palco do Teatro Municipal, dia 23, às 20h. Ingressos no local.

Tenor Ramón Vargas se apresenta no palco do Teatro Municipal, dia 23, às 20h 

 MÚSICA NO MUSEU – Nesta quinta-feira (18), às 18h, no Centro Cultural Justiça Federal, acontece o esperado recital da violista da gamba, ou gambista, Myrna Herzog. A talentosa artista, que hoje reside em Israel, fez parte do grupo Quadro Cervantes, que muito abrilhantou os concertos no Rio.

 Dia 19, às 15h, no mesmo local, apresentação de Ricardo Mac Cord Trio, formado por Fernando Trocado na flauta, Marcus Ribeiro no violoncelo e Ricardo Mac Cord ao piano.

 Dia 21, às 11h30, no Museu de Arte Moderna do Rio, recital da soprano Márcia Domingues,SandroFrancischetti ao violoncelo e Martha Domingues ao piano. Dia 22, às 19h, no Teatro Municipal de Niterói, concerto com a Orquestra Jovem Música no Museu, tendo Anderson Alves como regente.

 Dia 23, às 18h, no Clube A Hebraica, novo espaço da série, apresentação da violinista Frida Maurine, Hudson Lima ao violoncelo e Ernani Marones ao violão.

 Dia 24, às 12h30, o Trio Bate Papo, com Tina Werneck na viola, Luciane Antunes ao piano e Rita Gama no pandeiro. As instrumentistas fazem concerto no Museu da República.

Todos os concertos são com entrada franca,e segundo o diretor da série,Sergio da Costa e Silva,é preciso chegar com antecedência pois a procura é grande e os locais ficam lotados rapidamente, devido ao sucesso da série.

 CHÁ – A série Chá com Música recebe, dia 23, às 17h, a soprano Nadja Daltro, o flautista Igor Levy e a harpista Vanja Ferreira, na Confeitaria Colombo do Centro do  Rio. Ingressos no local.

 OPES  – A Orquestra Petrobrás Sinfônica faz ensaio aberto, dia 23, às 16h, na Fundição Progresso, com a regência do João Mauricio Galindo e presença da solista a pianista Cecília Moita. No programa Alberto Nepomuceno, RadamésGnatalli, Ernani Aguiar e Cyro Pereira. A entrada é grátis com distribuição de senhas uma hora antes do concerto. O mesmo programa será repetido dia 24, às 20h30, no Teatro Oi Casa Grande. Ingressos no local.

 CARRARA – A série “Concertos Finep” traz ao Rio o pianista André Carraraque reside atualmente em Porto Alegre.O talentoso artista faz um recital Liszt dia 23 às 18h30 no Espaço Cultural Finep com entrada franca.

OSN –UFF –A Orquestra Sinfônica Nacional,hoje UFF,que foi uma das maiores orquestras do país, festeja seus 50 anos com concerto dia 24 às 12h30 no Teatro João Caetano com regência de Tobias Volkmann.No programa CarlosGomes,Villa-Lobos e Camargo Guarnieri. Ingressos no local.

 CANTO – A Cia. Lírica se apresenta dia 19, às 18h, no Museu do Exército, no Forte de Copacabana, com um programa bem variado, e claro, todo dedicado ao canto. No palco, Aline Ribeiro, Ana Luisa Serpa, Darná Góes e Marianna Lima, sopranos. Também participam Fabiana Cruz e Sophia de Otero, mezzo-sopranos. Anibal Mancini, Felipe Cavalieri, Gabriel Costa, Leandro Terrozo e Rafael Siano, tenores. Allan Souza e Patrick Oliveira, baixos. Ao piano, Eliara Puggina. O concerto será com entrada franca.

 VIOLÃO –A Associação de Violão do Rio apresenta a Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música, dia 20, às 17h, no Centro Cultural Justiça Federal. Obras de Mignone, Ricardo Tacuchian, Oecar Lorenzo Fernandez, entre outros. Ingressos no local.

 UFRJ – A Escola de Música da UFRJ programou, para a sua Semana de Aniversário, o tenor Ricardo Tuttman, o violinista Fernando Pereira, o violoncelista Mateus Ceccato e David Kassler, eufônico além dos pianistas Giulio Draghi, Inês Rufino, Nadge Breide e Tâmara Ujakova. Dia 23, às 18h30, no Salão Leopoldo Miguez com entrada franca.

 CELLO – O Coral da Vila Olímpica da Maré, o flautista Antonio Carrasqueira, o saxofonista Allen Harrington, os pianistas Laura Lowen, Judith Siebert e Gerald Robbins, o Rice Cello Ensemble, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, o regente do coral Fabiano Monteiro e o regente da orquestra Simon Over fazem o concerto do Rio International Cello Encounter, com um programa muito variado, dia 21, às 17h, na Igreja da Candelária com entrada franca.

DICA DA COLUNA



Tags: eventos, musica classica, ramon vargas, sol maior

Compartilhe: