Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018 Fundado em 1891

Sol Maior

O primeiro grande sucesso de Verdi é apresentado no Municipal

Maria Luiza Nobre

A ópera Nabucco, de Verdi, que estreia hoje, no Teatro Municipal, é uma das mais grandiosas obras do compositor e seu primeiro sucesso de peso. Será apresentada, pela primeira vez, em sua versão integral com uma produção que envolve mais de 400 profissionais. 

>> Agenda da semana

O drama lírico do rei Nabucco tem libreto de Temistocle Solera e é dividido em quatro atos. A obra conta a história de hebreus cativos que se tornaram escravos do rei do segundo império caldeu,  que foi Nabucodonosor. 

O elenco, além de expressivo, é inteiramente brasileiro e será formado pela diva Eliane Coelho, soprano, que encarnará Abigaille; a mezzo-soprano Denise de Freitas será Fenena.

Os barítonos Rodrigo Esteves e Rodolfo Giulini alternarão o papel de Nabucco,  enquanto os tenores Marcos Paulo e Eric Herrero se revezarão no papel de Ismaele. O baixo Sávio Sperandio será Zaccaria,  enquanto o também baixo Carlos Eduardo Marcos viverá o grão-sacerdote da Babilônia.

Uma das montagens da ópera 'Nabuco', que agora será apresentada no Teatro Municipal
Uma das montagens da ópera 'Nabuco', que agora será apresentada no Teatro Municipal

Completam o espetáculo o Coro e Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal, sob a regência de Silvio Viegas e direção cênica de André Heller-Lopes. Dias 21, 23, 27, 29 e 31 de julho, às 20h. Ingressos no local.

ALLA SCALA – O Teatro Municipal e a Academia do Alla Scala de Milão firmaram uma parceria que já deu frutos para o Brasil. As cariocas Lina Mendes e Ludmila Bauerfeldt, ambas sopranos, passaram na prova final de uma rigorosa seleção realizada na Itália no último dia 14. Como prêmio, farão o curso de aperfeiçoamento no templo da ópera italiana. O BRAVO da coluna, com votos de sucesso.

MÚSICA DÁ FUTURO - Já na sua segunda fase, o projeto Música Dá Futuro atinge sua meta de 6 mil crianças atendidas através de aulas de música clássica a alunos de 8 aos 16 anos, de escolas públicas municipais do Rio. Este mês, 2 mil crianças já foram beneficiadas, tendo tido a oportunidade de conhecer peças de Mozart, entre outros compositores, assim como começar a dedilhar os instrumentos musicais. Os pianistas Sylvia Thereza e Nivaldo Tavares são os responsáveis pelas aulas e pelo grande trabalho social, além, claro, do cultural. O BRAVO da coluna.

Tags: música do futuro, nabucco, verdi

Compartilhe: