Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018 Fundado em 1891

Sol Maior

Les amateurs - Amadores?

Maria  Luiza Nobre

O antigo Pianestival, que já teve suas edições anteriores no Rio,em Nice e Xangai, tem novo nome: Les Amateurs, ou melhor, Festival International Les Amateurs.

>> Agenda musical

O certame de 2011 acabou no último dia 6, em Paris, no Théâtre du Châtelet, com 3 mil espectadores nos cinco dias do evento totalizando 20 concertos. Os recitais eram tanto solo quanto de música de câmara, e o professor escolhido este ano para dar masters classes abertas ao público foi o austríaco Paul Badura Skoda. O evento é um encontro de pianistas profissionais que vivem de seus instrumentos e de amadores que atuam em outras atividades. Os convidados são todos finalistas de concursos internacionais para amadores. Em comum, são todos pianistas e muito apaixonados pelo teclado!

O pianista Robert  Fuchs brilhou em Paris
O pianista Robert Fuchs brilhou em Paris

O Brasil tem um brilhante representante, o pianista Robert Fuchs, que é convidado há três anos e de amador não tem nada. Reconhecido desde menino como um dos grandes talentos brasileiros, contemporâneo e amigo do notável Nelson Freire, tocou aos 8 anos com o saudoso maestro Eleazar de Carvalho e, aos 18, decidiu estudar arquitetura. 

É um profissional muito bem conceituado, e graças a ele temos a maioria dos primeiros grandes shoppings centers no Brasil. Atualmente, continua com sua música e dá consultoria em empresa de arquitetura no Rio.

Robert é um raro exemplo em que cerebralismo de um arquiteto está presente na intuição de um pianista. O BRAVO da coluna.

Tags: les amateurs, pianista, robert fuchs

Compartilhe: