ASSINE
search button

Oportunidades de encontro e solidariedade

Compartilhar

As transformações econômicas, sociais e culturais se tornam cada vez mais presentes e aceleradas no mundo de hoje, colocando-nos diante de uma inegável mudança de época, com suas peculiaridades e desafios. A realidade multifacetada do nosso tempo supera em muito a capacidade humana de apreender o contexto em que o indivíduo se situa. Deste modo, ou ficamos sujeitos à ansiedade e frustração pela perda de controle do que acontece, ou nos iludimos com uma visão unilateral que aparentemente apazígua nossas dúvidas, mas que, por outro lado, nos isola da convivência e do diálogo com aqueles que pensam de forma diferente. 

Justamente, o diálogo é a possibilidade de construirmos a “cultura do encontro”, a que frequentemente se refere o papa Francisco. Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, ele afirma: “Neste tempo em que as redes e demais instrumentos da comunicação humana alcançaram progressos inauditos, sentimos o desafio de descobrir e transmitir a “mística” de viver juntos, misturar-nos, encontrar-nos, dar o braço, apoiar-nos, participar nesta maré um pouco caótica que pode transformar-se numa verdadeira experiência de fraternidade, numa caravana solidária, numa peregrinação sagrada. Assim, as maiores possibilidades de comunicação traduzir-se-ão em novas oportunidades de encontro e solidariedade entre todos.”

 É no âmbito deste contexto que tenho a satisfação de participar do lançamento desta edição histórica do JORNAL DO BRASIL, que marca a volta dos exemplares impressos e a venda nas bancas deste veículo de comunicação, reconhecido pela seriedade de sua atuação na imprensa brasileira, ao longo dos seus 127 anos de presença na mídia. 

 Vivemos em uma sociedade plural, que em nosso país também traz a marca de graves desigualdades e injustiças. Por isso, a democratização da nossa mídia é fundamental para que se criem canais de informação confiável, aptos a proporcionarem espaços de debate e subsídios para a formação de opinião. Este é um caminho importante para que o nosso povo aprenda a discernir e construir os futuros rumos do Brasil. 

Congratulo-me também com a direção do JORNAL DO BRASIL pela iniciativa de oferecer ao nosso país uma opção de imprensa de boa qualidade, sobretudo neste tempo em que necessitamos de novas perspectivas para a retomada de nossos valores de justiça, cidadania, solidariedade e paz. *Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro.

*Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro