ASSINE
search button

Construindo soluções permanentes

Compartilhar

A angústia que a sociedade brasileira vivencia, oriunda de um projeto de governo inconsequente em seus meios e demolidor em seus fins, fornece elementos para um roteiro de uma crônica de sofrimento sem limites. Fomos vítimas ao longo dos últimos vinte e quatro meses, de um período marcado por profunda deterioração do quadro econômico, irresponsabilidade fiscal e desatino político. 

A cada dia, revelações, denúncias e fatos trazidos à luz alimentam a construção de uma situação de descrédito com o sistema de representação da vontade popular e a constatação da presença de descaso dos representantes populares com a realidade da população. 

A corrupção destrói a credibilidade na política, subtrai vidas, desconstrói esperanças, alimenta descaminhos e promove atalhos ao descrédito nas instituições. 

O enorme déficit fiscal que se acumula ao longo dos últimos seis anos tem como origem uma forma de fazer política alicerçada em um projeto de concessões de benefícios, centrado em assegurar ganhos e manter privilégios de parceiros, companheiros, cujo efeito pode ser expresso em uma demanda insaciável por parte dos recursos públicos e desprezo com a responsabilidade com a coisa pública.  

A solução para essas mazelas e construção de um sistema de resgate do Estado passa inegavelmente por uma profunda mudança na forma de construir maiorias parlamentares e também pela criação de alternativas de agregação de aliados à base de governos e de mecanismos eficientes de controle dos gastos públicos.  Precisamos urgentemente construir soluções permanentes para tais descaminhos. 

* Economista