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Como dar certo no seu trabalho no período de turbulência econômica

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Estamos vivendo uma era de incerteza, na qual as empresas estão demitindo para sobreviverem às turbulências.

Contudo, parte destas demissões são ocasionadas por falta de ajustamento entre o comportamento do funcionário e o que a empresa espera realmente dele em termos atitudinais. Nesse momento de incertezas na economia a empresa deseja dar uma guinada em seu mercado, precisando contar com pessoas ágeis e flexíveis. Contudo, muitas vezes encontra colaboradores resistente às mudanças. Isso não é bom para ambos.

Além de questões de caixa das empresas, o comportamento inadequado do funcionário é um dos principais vilões que assombram as estatísticas de turnover das empresas e ao mesmo tempo gera tremenda frustração nas pessoas que são demitidas por não se ajustarem.

Como amenizar esta situação ne época de crise econômica? O princípio fundamental é você desenvolver não apenas competências técnicas como também competência comportamentais, investindo em sua carreira, pois os líderes que avaliam você cada vez mais necessitarão de colaboradores com comportamentos positivos no ambiente de trabalho. Esse é o momento de busca de equilíbrio e de comportamentos moderados.

Se você tem como ambição fazer uma melhor gestão de sua carreira reflita sobre as causas que levam ao descontentamento das empresas quanto ao comportamento apresentado pelos colaboradores que não apresentam uma boa avaliação. Evite esses 7 comportamentos: Comunicação pouco assertiva com os colegas; Descuido na forma de tratar as pessoas; Comportamento alarmista quando ocorrem problemas; Hábito de colocar a culpa nos outros; Responsabilizar as empresas por fracassos pessoais; Falta de parceria com o chefe imediato e excesso de individualismo e querer tudo para si.

Tente evitar ao máximo as sete principais falhas comportamentais, construindo assim uma carreira mais gratificante e vacinando-se contra crise.

Espero que seja útil para o seu sucesso e nunca se esqueça de que nada se constrói sem conhecimento sólido.

* Reconhecido pelo mercado como Consultor, Coach e Estrategista em Gestão Empresarial e Gestão de Carreira. Mestre em Gestão Empresarial pela FGV, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduado em Educação, Master em Programação Neurolinguística – PNL pela InternationalAssociationof NLP Institutes, Coach executivo e Coach de carreira certificado pela ICI – Internacional Associationof Coaching Institute. Roberto Madruga é professor de MBA da FGV, PUC e UFRJ e também lecionou no IBMEC. Diretor Presidente da ConQuist (www.conquist.com.br). Fale com o autor: [email protected]