ASSINE
search button

Crise econômica é sinônimo de oportunidade

Compartilhar

Desemprego, queda na renda familiar, alta dos gêneros alimentícios, custo de vida subindo... Em momentos de crise como este, um fator que pode ajudar é a capacidade humana de resiliência, que vem sendo largamente estudada nos últimos anos por pesquisadores do mundo inteiro.

A resiliência pode ser descrita como a capacidade de resistir e lidar bem com a adversidade ou crise. Pessoas resilientes recuperam-se mais rapidamente de problemas, crises, adversidades e até mesmo eventos traumáticos (acidentes, sequestro e eventos envolvendo morte de terceiros e\ou violência) de uma maneira geral, sendo que pessoas altamente resilientes podem crescer e até mesmo se tornar melhores depois de uma grande crise ou evento traumático (crescimento pós traumático).

E todos nós podemos aprender a transformar a crise em oportunidade, em vez, de ficarmos nos vitimizando. Assim, a perda do emprego, pode ser a oportunidade de investir no sonho de ter um negócio próprio. Ou de pegar o fundo de garantia e investir em uma nova carreira ou oportunidade.

As pessoas resilientes possuem o seguinte sistema de crenças (que pode ser trabalhado em qualquer pessoa): 

1) crença de que é possível encontrar um significado na vida. A pessoa pode se questionar qual o significado desta demissão em um contexto maior”?; 

2) crença de que pode influenciar no seu meio ambiente e nos acontecimentos. Por exemplo,  diante da crise econômica a pessoa pode pensar “o que eu vou fazer para lidar com esta situação”;

3) crença de que as experiências positivas e negativas levam ao crescimento e ao aprendizado. Diante da perda do emprego a pessoa pode pensar o que eu posso aprender com esta situação?

Assim, podemos dizer que muitas pessoas que estão enfrentando a atual crise brasileira  se tornarão mais fortes, mais autoconfiantes em suas capacidades e força pessoal. Estudos mostram que a pessoa que considera  um  aparente fracasso como uma oportunidade de crescimento disfarçada tem, chances de crescer muito maiores diante de crises e de qualquer natureza. As que acreditarem  que a crise é a pior coisa do mundo, acabarão transformando essa maneira de encarar a vida em realidade.A socialização ou redes sociais também parecem influenciar a capacidade de resiliência pessoal, ao passo que o isolamento social prejudica a mesma.

Podemos destacar ainda que estabelecer metas e planejar o futuro são fatores que podem ajudar a lidar com a adversidade (crise). Assim, é interessante aproveitar este difícil momento de crise para que possamos aprender a nos planejar e ativar nossas metas. O plano de metas deve contemplar a vida como um todo, ou seja devemos contemplar as áreas financeira, ocupacional, afetiva-social, de lazer  de crescimento pessoal. Planejar e procurar alavancar metas nas várias áreas de nosso vida, funciona como uma maneira de prevenir problemas futuros e crises maiores quando vivenciamos problemas . Raramente enfrentamos crises em todas as arenas da vida simultaneamente, por isso o planejamento de metas pode nos ajudar a prevenir estresse e potencializar nosso bem estar.

Em suma, de acordo com as pesquisas é a atitude mental que faz a diferença, assim como também a reinterpretação da situação, a aceitação, e os mecanismos de enfrentamento.

Pessoas resilientes, em face da adversidade (crise de qualquer tipo), são capazes de seguir em frente, adaptando-se, buscando soluções, superando e, até mesmo, crescendo com a experiência. São pessoas otimistas, que tem um propósito de vida, contam com sua rede social de apoio, tem bom autocontrole e são persistentes, pois veem as dificuldades como desafios e acreditam na sua capacidade de superá-los, através de rotas alternativas.

 

*Monica Portella- Pós Doutora em psicologia pela PUC-Rio, Doutora em psicologia social e cognitiva pela UFRJ . Professora e Supervisora da equipe clínica e docente do PSI+ e do CPAF-RJ .