ASSINE
search button

Capital Psicológico Positivo aumenta eficácia nas empresas

Compartilhar

O Capital Psicológico Positivo aponta para o momento das empresas reduzirem sua dependência das fontes tradicionais de capital e investirem no Capital Psicológico.  Isto significa que, pensamentos de autoeficácia específicos sobre certas situações são cruciais antes das pessoas se lançarem a ações direcionadas a objetivos. Existem algumas estratégias para aumentar a autoeficácia: Construir êxito por meio da definição clara de objetivos graduais, argumentação verbal e técnicas para reduzir a excitação, entre outras.

A teoria de esperança propõe que a busca bem sucedida por objetivos desejados, em especial quando se supera algum tipo de impedimento ou adversidade resulta em emoções positivas e em iniciativas continuadas de busca de objetivos. Pessoas com alto nível e com baixo nível de esperança interpretam os obstáculos que existem na sua busca por objetivos de maneira diferente. Aquelas com alto nível de esperança interpretam os obstáculos como desafios, explorando rotas alternativas para alcançar seus objetivos.

Foi observado que os empregados com alta esperança possuem algumas características como por exemplo, cortesia com os colegas de trabalho, estabelecem objetivos claros e conseguem se automotivar, principalmente diante de circunstâncias difíceis. Em suma, as pessoas com elevado grau de esperança têm maior probabilidade deter um bom desempenho em seu ambiente de trabalho, em especial se forem submetidas a ambientes estressantes ou desafiadores.

A Resiliência é uma outra capacidade regeneradora e pode ser descrita, como a capacidade de resistir e lidar bem com a adversidade. Para Bonanno (1991), resiliência não significa falta de sentimento ou ausência de tristeza. O autor empregou o termo resiliência para identificar aqueles que em face a um trauma, mudança radical ou adversidade, foram capazes de seguir em frente, munidos com um senso de significado e motivação.

O sistema de crenças das pessoas resilientes permitem as mesmas fazer reavaliações das situações e a regular suas emoções, “transformando limões em limonada”. Desta maneira, podemos dizer que as pessoas resilientes possuem o seguinte sistema de crenças: 1) crença de que é possível encontrar um significado na vida; 2) crença de que pode influenciar nos acontecimentos; 3) crença de que as experiências positivas e negativas levam ao crescimento e ao aprendizado.

A socialização ou redes sociais também parecem influenciar a capacidade de resiliência pessoal, ao passo que o isolamento social prejudica a mesma. Estabelecer metas e planejar o futuro são fatores que podem ajudar a lidar com a adversidade, bem como a capacidade de acreditar em si mesmo e reconhecer as próprias qualidades.

Concluindo, a medida que o século XXI avança, as empresas reduzem sua dependência das formas tradicionais de capital, e investem em formas alternativas de capital, como o capital psicológico positivo. Este representa um intangível que pode ajudar a aumentar a funcionalidade, eficácia e eficiência de uma organização.


*Mônica Portella (Doutora em Psicologia pela UFRJ; Pós Doutora em Psicologia pela PUC-Rio; Cordenadora do curso de Pós Graduação em Psicologia Positiva: uma Integração com o Coathing e Diretora do PSI+ Consultoria e Educação)