Jornal do Brasil

Segunda-feira, 22 de Setembro de 2014

País - Sociedade Aberta

Sorvetes diferenciados devem marcar o próximo verão

Flávio Mangueira*

O inverno ainda nem acabou, mas o termômetro já elevou as temperaturas. Com este clima, a indústria de sorvetes deve registrar alta. Segundo pesquisa da agência AC Nielsen, apresentada recentemente aos diretores supermercadistas, o segmento deve ter um crescimento de 34% no período que vai de setembro de 2014 a março de 2015. Paletas mexicanas, açaí frozen e sorvetes para dietas restritivas são algumas das tendências que devem se consolidar.

O mercado de sorvetes ano após ano vem crescendo vigorosamente no Brasil, apontando o país como um dos maiores mercados consumidores do produto no mundo. Hoje, o nosso consumo per capita já se equipara a mercados europeus, como França e Itália. De olho neste cenário, listamos aquele que devem ser os “queridinhos” do consumidor neste verão.

Paleta mexicana: O “picolezão” de 120g, feito em sua maioria com pedaços de frutas, e de grande apelo natural, será disparadamente a grande vedete do verão. Grandes empresas apostam no formato de quiosques franqueados em shoppings espalhados pelo país, visando uma expansão bastante acelerada.

Açaí frozen: O açaí há muitos anos já vem caindo no gosto do brasileiro. As franquias também estão explorando bastante esse segmento. O sucesso deste tipo de empreendimento se dá pelo baixo investimento, forte apelo de saúde e facilidade de manipulação das máquinas soft (similares às máquinas das iogurterias e lanchonetes de fast-food).

Stecco: O stecco (termo italiano), ou sorvete estruzado, é aquele com casquinha de chocolate, e vem também ganhando muitos adeptos. Sua popularização deve se dar graças à entrada de diversos modelos de formas de silicone, que permitem a produção artesanal, sem a necessidade de investimento em maquinários da casa de milhões de reais, como acontecia anteriormente.

Sorvetes para dietas restritivas: Diabetes e intolerância a lactose são alguns dos motivos que levam as pessoas a restringir o consumo de sorvetes. Sabendo disso, o mercado vem buscando alternativas e quebrando paradigmas do sabor de “remédio” dos produtos diet. Com tecnologia que permite a produção de sorvetes com sabor semelhante ao que contém açúcar a com redução de até 50% de calorias, as pessoas que necessitam de dietas restritivas não precisam mais se privar desse prazer. Nesta tendência, também foi lançada recentemente uma base em pó para elaboração de sorvete de chocolate sem lactose, complementando assim as opções alternativas.

Em suma, a temporada de verão de 2014 e 2015 promete muitas novidades para os apreciadores dos bons e velhos gelados, com muitas roupagens novas, formatos e sabores para agradar a todos os paladares. É só escolher o seu preferido e se deliciar!

* Flávio Mangueira, gerente de marketing e vendas da Blend Coberturas, é fabricante nacional de ingredientes premium para sorveteria

Tags: aberta, coluna, flavia, mangueira, Sociedade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.