Jornal do Brasil

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2014

País - Sociedade Aberta

Futebol: o maior espetáculo da Terra

Brasilmar Nascimento Araújo* 

A Copa do Mundo de Futebol da Fifa é o maior evento esportivo do mundo. Os Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1932, nos Estados Unidos, não planejavam incluir o futebol como parte da sua programação devido à baixa popularidade desse esporte no seu país, naquele período. Dessa forma, sob a liderança do francês Jules Rimet (1873-1956), presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado), entidade máxima do futebol fundada em 1904, em Paris, decidiu realizar a primeira Copa do Mundo de Futebol da Fifa, em 1930, no Uruguai. 

O país anfitrião foi o campeão, com participações de treze países: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França,.Iugoslávia, México, Paraguai, Peru,  Romênia e Uruguai. Assim, teve início a Copa do Mundo de Futebol, que arrebata plateias ao redor do mundo, realizada a cada quatro anos. Com o conflito da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), arrasando a Europa, a Fifa resolveu levar o Mundial para América do Sul, e o Brasil, como candidato único, foi o eleito. A Copa foi realizada em 1950, e o Uruguai foi o campeão em final dramática com o Brasil, em pleno Maracanã. 

O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo de um total de dezenove edições, de 1930 a 2010. A vigésima Copa do Mundo de Futebol da Fifa de 2014 está sendo disputada no Brasil, com trinta e duas seleções participantes, dos cinco continentes, desde 12 de junho de 2014 e com encerramento para 13 de julho do corrente ano. Os jogos estão sendo realizados nas seguintes cidades: Brasília, Rio de Janeiro, Cuiabá, Manaus, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Natal, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Recife. O Brasil é único pentacampeão do mundo: 1958 (Suécia), 1962 (Chile), 1970 (México), 1994 (Estados Unidos) e 2002 (Coreia do Sul e Japão). Seguido de Itália com quatro títulos (1934, 1938, 1982, 2006) e Alemanha com três (1954, 1974, 1990). A última seleção campeã do mundo foi a Espanha, em 2010, na África do Sul. Foi a primeira vez que o continente africano sediou uma Copa do Mundo de Futebol. 

Inúmeras seleções de futebol encantaram o mundo, desde a primeira partida oficial, em 30 de novembro de 1872, entre Escócia e Inglaterra, em Glasgow (Reino Unido). A Copa do Mundo de Futebol de 1954, na Suíça, teve a maior média de gols de todas as copas, com 140 gols em 26 partidas, uma média de 5,38 gols por partida. Ficou também na história como o “Milagre de Berna”, cidade Suíça, palco onde jogaram a grande final entre a Alemanha e Hungria. A Alemanha foi a campeã (3x2), mas, antes, na primeira fase tinha sido derrotada pela Hungria por 8x3, e os húngaros eram os favoritos daquela copa, pois não perdiam uma partida desde maio de 1950, por isso ficaram conhecidos como “O time de ouro”. 

As seleções do Brasil dos mundiais de 1958 (Suécia) e 1970 (México) são consideradas as melhores de todos os tempos, inclusive fomos campeões do mundo, nos respectivos torneios. E entre tantos jogadores brasileiros e estrangeiros que brilharam em gramados pelo mundo podemos destacar os brasileiros: Garrincha, Didi “Folha Seca”, Leônidas “Diamante Negro” e Pelé “O Rei do Futebol”. E estrangeiros: Eusébio (Portugal), Bobby Charlton “O Cavaleiro Inglês” (Inglaterra), Cruyff (Holanda) e o genial Puskas O Major Galopante (Hungria). 

O futebol e tantas outras modalidades do esporte – como é o caso do atletismo, que já era praticado na Grécia Antiga, desde 776 a.C. – encantam gerações. É o homem chegando ao limite de suas emoções por um único objetivo: competir. E o futebol é o maior de todos os esportes, seja pela grandiosidade de cada evento ou pelo fascínio que ele gera em cada coração.  O futebol é o maior espetáculo da Terra! 

*Brasilmar Nascimento Araújo é articulista e poeta. - Brasilmar.serradalua@gmail..com

Tags: aberta, araújo, brasilmar, coluna, Sociedade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.