Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

País - Sociedade Aberta

Qual o seu perfil de liderança?

Ricardo Devai*

O sucesso de uma equipe depende do talento de seu líder ou do trabalho em conjunto dos liderados? Posso garantir que o talento de um líder em descobrir e administrar a inteligência da sua equipe pode multiplicar resultados. 

Na maioria das empresas, o líder percebe uma deficiência na sua equipe e pede para o Recursos Humanos criar um treinamento. O RH monta e aplica o conteúdo na equipe, que então volta a trabalhar. Pode parecer que está tudo certo, mas essa rotina possui brechas que permitem a criação de uma série de ruídos. Por exemplo, e se o que o RH passou para a equipe não é o modo de trabalho do líder? Pode-se dizer que o problema está em um treinamento mal elaborado. Isso não é verdade, pois o RH apenas aplicou o que ele considerou o melhor para a situação.

Isso é comum quando o que lhes foi passado não está de acordo com a expectativa do líder. O ideal seria uma aproximação entre lideranças e RH, para garantir um discurso uniforme dentro da organização.

O líder multiplicador tem a vantagem de ser a pessoa mais próxima dos liderados, e por isso sabe qual a real necessidade de cada um e se as medidas tomadas estão realmente tendo o efeito esperado.

Ele deve saber elevar o potencial de sua equipe, gerenciar talentos, expandir a visão da empresa e, com isso, gerar ótimos resultados. Em contrapartida, um líder limitador consegue extrair menos da metade da capacidade de quem está a sua volta. Ele não permite o desenvolvimento de seus liderados, utiliza o feedback como uma punição e não incentiva os talentos de sua equipe. Segundo pesquisa realizada pela Harvard Business School, com 500 executivos, uma média de 43% dos líderes estão no perfil limitador, 10% são multiplicadores e 47% estão no meio das duas definições. 

Ser líder significa que alguém confiou no seu talento. Cabe ao líder entender que ele realiza este mesmo papel em relação à sua equipe: ele deve inspirar confiança e instigar seus liderados a darem sempre o melhor de si. E você? É um multiplicador ou limitador?

* Ricardo Devai é diretor da élogos Brasil - empresa especializada em treinamento de colaboradores.

Tags: aberta, coluna, devai, ricardo, Sociedade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.