Jornal do Brasil

Quarta-feira, 1 de Outubro de 2014

País - Sociedade Aberta

Copa aquece salários e aumenta demanda de vagas

Marina Miranda*

A Copa do Mundo está aquecendo diversos setores, e com o mercado de trabalho não é diferente. Levantamento da Catho (site de empregos e que tem como objetivo facilitar contratações) apontou aumento do salário e de vagas em áreas relacionadas ao Mundial.

De 2013 a 2014, por exemplo, houve aumento de 28,2% no salário médio dos profissionais de hotelaria e turismo. Já as áreas comercial, saúde e educação (voltada para idiomas e cursos profissionalizantes) tiveram crescimento de 15,6%, 13,4% e 12,5%, respectivamente, no mesmo período. Os salários dos profissionais de engenharia, considerando um intervalo maior, de 2012 a 2014, tiveram aumento de 22,3%.

Este movimento observado em nossa pesquisa indica claramente uma preparação das empresas para o período da Copa”, observa Luís Testa, responsável pela Pesquisa e Estratégia da Catho. Ele lembra que a falta de profissionais qualificados também pesa no aumento da remuneração média.

Analisando as vagas na área comercial, engenharia civil, hotelaria, gastronomia (restaurantes) e educação (tradutor), o aumento geral constatado em todos estes setores foi de 23,22%. Em 2013 a soma destas vagas totalizou 120.116. Em 2014 esse montante subiu para 148.007.  As vagas para restaurantes foram as que tiveram maior crescimento nesta seleção, de 72%.

Apesar de faltar pouco para o Mundial há ainda vagas, especialmente para a área de serviços. Quem estiver buscando um trabalho, mesmo que temporário, deve se manter atualizado e atento às oportunidades”, é a recomendação de Testa.

* Marina Miranda é jornalista. - marina.miranda@fsb.com.br

Tags: aberta, coluna, Marina, Miranda, Sociedade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.