Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

País - Sociedade Aberta

Entenda os diferentes tipos de coaching

Alejandro De Gyves*

Todos temos sonhos e objetivos. Pode ser ter uma família, comprar uma casa, conseguir uma promoção ou abrir o seu próprio negócio. Para atingi-los é preciso ter disciplina, foco e muito esforço. Todas as nossas conquistas dependem da nossa dedicação, mas nem sempre somos capazes de alcançar nossas metas sozinhos. E é neste contexto que entra o profissional de coach. O coaching é um treinador que nos ajuda a atingir diferentes objetivos em nossas vidas. O termo surgiu em 1930 na Universidade de Oxford, em Chicago (EUA), para designar os professores que auxiliavam determinados alunos a conseguirem passar nos exames. No Brasil, a profissão de coaching teve um forte crescimento a partir da década de 90.

Definir os tipos de coaching não é uma ciência exata, pois ela pode ser usada para atingir os mais diferentes tipos de finalidades: de conseguir um cargo de chefia a perder 20 quilos, toda meta é possível com o coach e o trabalho correto. Mas, basicamente, existem quatro tipos principais: de Vida, Negócios, Executivo e Carreira. 

Coaching de Negócios: Voltada para pequenas e médias empresas, ajuda o empresário a se transformar em um verdadeiro líder, capaz de entender todo o funcionamento da sua empresa e de organizar com clareza quais são os próximos passos para fazê-la crescer. O trabalho de coaching de negócios é benéfico para o empresário e todos que trabalham com ele, pois é feito para melhorar a empresa como um todo. O coach diagnostica a situação atual da organização, quais são os objetivos do empresário, e, junto com ele, estabelece os próximos passos e as metas intermediárias que precisam ser alcançadas para atingir o patamar pretendido. O profissional do coach acompanha toda a transformação de perto para poder fazer as correções de rota necessárias sem perder tempo.

Coaching Executivo: Parecido com o de negócios, é indicado para profissionais de grandes organizações que exerçam algum cargo de maior autoridade. Comandar muitas pessoas e operações é uma grande responsabilidade. Muitas vezes, os profissionais que chegam a estes postos são extremamente competentes mas sentem falta de alguém à altura para compartilhar os acontecimentos do seu dia a dia. O Coaching Executivo permite justamente que o gestor tenha uma pessoa experiente ao seu lado, que já tenha passado pelas situações que ele encontra no seu trabalho. Com o coach ele pode discutir seus problemas profissionais, analisar as soluções disponíveis e pensar nos próximos passos para o crescimento da empresa. Mais uma vez, esta é uma modalidade de coaching que não beneficia apenas uma pessoa mas, sim, todos aqueles que dependem do seu trabalho.

Coaching de Carreira: Começar um novo curso, sair de um emprego, aceitar um cargo novo são ações que geram dúvidas. Para acalmar a ansiedade e ajudar o profissional a seguir um rumo mais adequado ao seu objetivo final, surge o Coaching de Carreira. Podem procurar este serviço os jovens que estão começando sua vida profissional, pessoas já experientes mas que não sentem que sua carreira está crescendo ou profissionais também experientes mas que desejam mudar o ramo em que trabalham. Depois de muita conversa, são delimitadas metas e prazos para que este profissional consiga atingir seu sonhado alvo.

Coaching de Vida: Mais abrangente que os anteriores, serve para cuidar de diversos aspectos da vida das pessoas. Todos nós passamos por momentos de medo, insegurança ou desânimo, e isto é perfeitamente normal. Procurar ajuda para vencer estas barreiras é o primeiro passo para o sucesso. O Coaching de Vida é o primeiro passo para o seu desenvolvimento pessoal. É um processo constante que visa expandir seu autoconhecimento, mostrando quais são suas reais competências para atingir metas e superar obstáculos. Todo o trabalho é feito através de questionamentos, levando o próprio coach a entender e buscar suas soluções.

* Alejandro De Gyves é diretor para a América Latina da ActionCoach – líder mundial em business coaching para pequenas e médias empresas e a primeira franquia de coaching no Brasil

Tags: aberta, alejandro, coluna, gyves, Sociedade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.