Jornal do Brasil

Quarta-feira, 1 de Outubro de 2014

País - Sociedade Aberta

Redes sociais versus vida corporativa

Rosineia Oliveira dos Santos*

Muitas vezes participar de redes sociais é um hábito incorporado à nossa vida moderna. A professora Lynn R. Offerman, do curso de psicologia organizacional da universidade de Washington, informa que a vontade de ter conversas abertas no trabalho e de contar historias pessoais como meio de estreitar os relacionamentos faz parte do comportamento atual de nossa sociedade conectada. De acordo com a professora, as redes sociais reforçam e ampliam essa tendência, porém a exposição mal calculada dessas opiniões pode prejudicar a imagem do profissional, ou seja, essas redes podem “criar desconfianças e atrapalhar o desempenho na empresa.

Com essas tecnologias ao alcance das mãos, como resistir a esse mundo digital e de que forma não se expor para que não haja danos a sua integridade profissional?

Algumas dicas ajudam para que a convivência entre funcionários e empresa seja mais harmoniosa no ambiente corporativo:

1 - Evite emitir ou compartilhar opiniões polêmicas, principalmente as que envolvem posições radicais sobre política, futebol, religião, sexo e assuntos controversos em geral;

2 Pense muito antes de escrever seu post (texto). Uma vez publicado, dificilmente você conseguirá apagá-lo ou impedir que seja replicado; escreva assuntos que possam ser relevantes profissionalmente, construa uma estratégia que valorize sua imagem pessoal;

3 Fotos e imagens constrangedoras que envolvam roupas inadequadas, bebidas, sexo e drogas não devem ser publicadas. Fora de contexto, elas podem dar a impressão de irresponsabilidade;

4 – Não fale mal publicamente de colegas, do chefe e da empresa. Nem por meio de indiretas. Além de correr o risco de chegar ao ouvido deles, ninguém vai querer contratar alguém que vive reclamando;

E a quinta e última dica é: evite aceitar pedidos de desconhecidos para fazer parte de sua rede social. E se for o chefe? A melhor saída talvez seja aceitar o convite. Mas tenha atenção redobrada sobre o conteúdo postado.

Em tempo: releia essas informações de quando em quando.

* Rosineia Oliveira dos Santos, professora, é especialista em psicologia organizacional. - olisanta@gmail.com

Tags: chefe, de colegas, do, e da empresa, fale, mal, não, publicamente

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