Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Julho de 2014

País - Sociedade Aberta

 A informação relevante

Tarcisio Padilha Junior*

Boa parte da vida social atualmente corre ao longo de linhas impessoais, em ambientes distantes do indivíduo comum, sobre os quais ele tem pouco ou nenhum controle. Fato é que o indivíduo deve ser capaz de ter um comportamento apropriado em uma grande variedade de ambientes e lugares.

A vida social moderna empobrece a ação individual, mas favorece a apropriação de novas possibilidades. Os ambientes urbanos modernos oferecem uma diversidade de oportunidades de os indivíduos procurarem outros com interesses semelhantes e com eles formarem associações, além de realmente oferecerem mais oportunidades para o cultivo de uma pluralidade de interesses em geral.

O estabelecimento de padrões regulares de consumo, promovidos pela propaganda e outros métodos, torna-se central para o crescimento econômico. Os publicitários se orientam por classificações de categorias de consumidores e ao mesmo tempo estimulam “pacotes” específicos de consumo.

A mídia oferece acesso a ambientes com os quais o indivíduo pode nunca entrar em contato. Como ele se move normalmente entre ambientes ou locais diferentes no curso de sua vida cotidiana, pode sentir-se pouco confortável em situações que de algum modo põem em questão seu estilo de vida.

Vivemos num sentido diferente do de épocas anteriores da história. Todo mundo continua a viver uma vida local; porém, as transformações do lugar, a intrusão da distância nas atividades locais, a centralidade da experiência transmitida pela mídia mudam radicalmente o que o mundo é na realidade.

Todos os indivíduos incorporam seletivamente de maneira ativa, ainda que nem sempre de maneira consciente, muitos elementos da experiência transmitida pela mídia à conduta do dia a dia; discriminam entre tipos de informação disponível e também as interpretam em seus próprios termos.

Hoje, a prevalência da experiência transmitida pela mídia também influencia a pluralidade de escolha, de maneiras óbvias, também de maneiras sutis. Com a crescente globalização da mídia, grande número de ambientes se torna, em princípio, visível para todo aquele que pretender juntar a informação relevante.

*Tarcisio Padilha Junior  é enenheiro. 

Tags: de informação, discriminam, disponivel, e também, entre, tipos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.