Jornal do Brasil

Sábado, 22 de Novembro de 2014

País - Sociedade Aberta

Faça de 2014 o melhor ano da sua vida

Vinícius Carvalho*

No início de qualquer ano, se renovam esperanças de uma vida e de resultados melhores e de grandes realizações. No livro What they don´t teach You at Harvard Business School, de Mark McCormack, é relatado que, dez anos depois de formados, em um universo de ex-alunos da Harvard, os 13% dos alunos que tinham metas não escritas ganhavam em média duas vezes mais do que os 84% que não tinham meta alguma, e os 3% que tinham metas escritas ganhavam, em média, dez vezes mais que os outros 97% juntos.

Poderíamos dizer, então, que bastaria escrever as metas, e teríamos o melhor ano das nossas vidas? Claro que não! As pessoas que escrevem com clareza os seus objetivos e metas têm comportamentos diferenciados. Se você incorporar as dicas abaixo, acredite, você poderá fazer de 2014 o melhor ano da sua vida. Pegue papel e caneta e mãos à obra.

1.   Levante a sua situação atual — Faça um balanço da sua vida de forma honesta. Analise como estão as dimensões: familiar, social, conhecimento, trabalho, econômico-financeira, saúde e espiritual.

2.    Defina o que realmente deseja para si Visualize aonde quer chegar em cada dimensão. Avalie o que já tem e defina os principais objetivos. Estabeleça três metas mais importantes para cada dimensão e dê prioridade. Defina quais são os seus três principais problemas e planeje ações para solucioná-los.

3.   O que fez para chegar situação atual — Avalie o que fez até o momento e o que o impediu de ter realizado mais ou de ter chegado a uma situação melhor. Levante quais foram as crenças e valores que o limitaram a estar onde está e defina o que necessita mudar. Examine, com rigor, quais são as habilidades, atitudes, conhecimento e comportamentos que devem ser adquiridos e decida o que deve ser eliminado.

4.   O que fazer - Plano de ação — Faça uma relação das ações que realizará para chegar ao estado desejado em cada uma das dimensões. Defina prazo, recursos etc. Exemplo: se como pai deseja melhorar a relação familiar. Defina o que precisa fazer e no que precisa se transformar para fazer bem feito as ações que escolheu para ter a relação familiar que deseja.

5.   Visualize constantemente as suas metas Faça um quadro de imagens com base nos seus objetivos, colocando os mais importantes no centro. Exemplo: fazer um cruzeiro. Coloque a imagem de um navio. Um cliente escolheu oito objetivos no primeiro ano, e os visualizava todos os dias pela parte da manhã. Outro escreveu no espelho a cifra de R$ 1 milhão. Ambos atingiram as suas metas.

6.   Gerencie bem o seu tempo Para atingir todas as metas e objetivos necessitamos de tempo. Por isso, estabeleça prioridades de forma que a primeira ação a ser realizada produza o melhor resultado de todas as que compõem o seu plano de ação.

7.   Faça algo todo o dia Warren Buffet diz: “Não é necessário fazer algo extraordinário para obter resultados extraordinários”. Faça algo diferente toda a semana que o aproxime dos seus objetivos. Quantas pequenas mudanças podem ser realizadas em um ano?

8.   Mensure e acompanhe a evolução das metas — Tenho percebido que os números mudam o comportamento e a atitude das pessoas. Nós mudamos ou melhoramos aquilo que somos capazes de medir.

9.  Prepara-se Ao saber das suas limitações procure desenvolver novas habilidades ou aperfeiçoar as já existentes.

10.     Seja persistente e disciplinado Mantenha o foco e siga aquele jargão “não desista nunca” e, às vezes, queime as pontes para não voltar atrás. Jim Collins diz que para realizarmos grandes resultados à vontade, que todos temos, não é suficiente. Temos que ter também disciplina.

11.   Aja imediatamente e faça o que precisa ser feito — Todas as suas ações são planejadas e orientadas para os resultados desejados. Podem aparecer outras tarefas urgentes, mas não deixe de fazer o que precisa ser feito.

Se quiser resultado diferente, faça diferente! Que tal ter o melhor ano da sua vida?

*Vinícius Carvalho, coach empresarial, foi eleito em out/13 o número 1 do Brasil e da América Latina pela ActionCoach.

Tags: aja, e faça, imediatamente, o que precisa, ser feito

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.