Jornal do Brasil

Segunda-feira, 21 de Abril de 2014

País - Sociedade Aberta

Com você, pela vida - um ano de grandes realizações

Celso Ruggiero *

O ano de 2013 chega ao fim e para nós, da Fundação do Câncer, deixa a semente de novos projetos e traz a esperança de grandes realizações em 2014.

Com o amadurecimento de 22 anos de existência, passamos a atuar também como consultora em planejamento de processos. Usamos nossa expertise em políticas públicas de saúde na área oncológica para elaborar planos de assistência, de forma a contemplar todos os aspectos do tratamento de câncer. Assim, podemos ajudar órgãos públicos e privados a estruturar seus serviços de assistência oncológica visando reduzir a incidência e as mortes causadas pela doença. 

Entregamos em dezembro o Plano Estadual de Controle, Prevenção e Atenção ao Câncer, encomendado pela Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvido ao longo de 2013, com 47 metas a serem implantadas em dez anos. A Prefeitura Municipal de Macaé, no estado do Rio, contratou a Fundação do Câncer para desenhar a rede de saúde do município e seus desdobramentos para a assistência oncológica integral, incluindo serviços de prevenção e educação continuada.

Outra mudança em nossa atuação se deu com o planejamento para a construção do primeiro Hospice da Fundação do Câncer, unidade de cuidados paliativos, que deve ser iniciada em abril em um terreno de mai s de 300 metros quadrados em Vargem Pequena, zona oeste do Rio de Janeiro, comprado com recursos de doação. O tratamento paliativo é fundamental para controlar os sintomas de uma doença crônica em estágio avançado, sem possibilidade de cura, proporcionando mais qualidade de vida ao paciente e seus familiares.

Aumentamos paulatinamente a possibilidade de transplantes de medula óssea, com um número maior de material genético disponível, através do projeto de ampliação da Rede Brasileira de Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário – Rede BrasilCord e do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – Redome, o cadastro de voluntários à doação. Atualmente, são mais de 3 milhões de pessoas cadastradas e o Redome é o terceiro maior registro de doadores de medula do mundo, at rás dos Estados Unidos e da Alemanha. Com eles, levamos possibilidade de cura a milhares de pacientes.

Conseguimos a adesão da atriz Regina Duarte à causa do controle do câncer, e ela gentilmente gravou um comercial para a Fundação, em modelo DRTV, muito usado nos Estados Unidos e na Europa para captar recursos.

Passamos a integrar o Instituto Desiderata e a iniciativa Unidos Pela Cura, que busca fazer com que as crianças com suspeita de câncer cheguem precocemente aos centros de diagnóstico e tratamento que integram o SUS no estado do Rio. Afinal, em 80% dos casos o câncer é curável, se diagnosticado precocemente.

Temos desenvolvido outras parcerias e contamos com o apoio de pessoas físicas e entidades para nossas causas, por meio de atividades em prol da instituição ou de doações. Para conhecer ou saber mais sobre esses e demais projetos, acesse a Área de Atuação em nosso site: http://www.cancer.org.br/projetos 

A todos, agradecemos toda forma de apoio e esperamos contar com sua presença em nossas ações e atividades de 2014.

Um ano repleto de saúde, paz e esperança para todos nós!

* Diretor Executivo

Tags: Artigo, CÂNCER, fundação, JB, SAÚDE

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.