Jornal do Brasil

Quarta-feira, 10 de Abril de 2013

País - Sociedade Aberta

A área das Ciências da Vida no Inmetro

Jornal do BrasilWanderley de Souza

O Inmetro é uma das instituições públicas mais conhecidas pela sociedade brasileira devido a sua importante atuação em assegurar qualidade a diversos produtos e serviços bem como de zelar pela fidelidade das medidas que realiza e proteger quanto aos parâmetros de peso e medidas dos produtos que a população consome. Criado em 1973, logo chegando aos seus quarenta anos de existência, vem a cada ano ampliando sua infraestrutura técnico-científica bem como sua competência em diferentes áreas do conhecimento. Para bem executar suas várias missões, o Inmetro conta com uma ampla rede de Institutos de Pesos e Medidas (IPEMs), localizados em todos os estados da federação, bem como um conjunto de instituições por ele acreditadas para executar várias atividades. 

Na última década,o Inmetro vem ampliando suas atividades na área da Ciência e da Tecnologia tornando-se, gradativamente, importante centro de desenvolvimento científico e tecnológico e eficiente ponte entre o mundo acadêmico, representado pelas universidades e institutos de pesquisa e o setor produtivo, representado pelos centros de pesquisa e desenvolvimento das principais empresas existentes no país.Como órgão do Ministério do Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, encontra-se em posição privilegiada para participar do esforço nacional visando ampliar o processo de inovação tecnológica no Brasil. Nesse sentido, o fortalecimento da atividade científica na instituição é constante, já que é impossível cumprir a missão institucional em um mundo que atravessa uma rápida evolução tecnológica sem que tenha as condições de não apenas acompanhar este processo dinâmico, mas dele participar em uma posição privilegiada. Afinal, o setor industrial passa por profundas modificações. É cada vez maior a incorporação de novas áreas, em geral densas em conteúdo científico e tecnológico, como nas áreas das Telecomunicações, da Nanotecnologia e da Biotecnologia.

Importante ressaltar duas medidas governamentais recentes que certamente terão influência positiva do desempenho e no desenvolvimento do Inmetronos próximos anos. A primeira se refere a mudanças legais importantes nas suas atribuições, através da Lei No. 12.545, de 14 de dezembro de 2011, promulgadapela presidente Dilma Rousseff e publicada no diário oficial da união, de 14 de dezembro de 2011. Entre outros pontos importantes, destaco aqui: (a)a competência da instituição em "planejar e executar atividades de pesquisa, ensino e desenvolvimento científico e tecnológico em metrologia, avaliação da conformidade e áreas afins" e "estabelecer parcerias com entidades de ensino para a formação e especialização profissional nas áreas de sua atuação, inclusive para programas de residência técnica".A segunda é o Decreto No. 7.938,de19 de fevereiro de 2013 onde, entre outras medidas, cria a Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida e lhe confere várias atribuições entre as quais destaco (a) criar e preservar materiais de referência relacionados às ciências da vida, atividade que irá permitir melhor acompanhamento dos processos de diagnóstico laboratorial de várias doenças, bem como a utilizaçãode fármacos de alta qualidade na fabricação de medicamentos, (b) desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas relativasà metrologia, (c) gerenciar a implantação de duas infraestruturas fundamentais para o desenvolvimento científico brasileiro na área biomédica: (1)o Centro Brasileiro de Recursos Biológicos, iniciativa realizada em colaboração com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), com o objetivo de depositar patentes de natureza biológica e manter uma coleção de plasmídeos, vírus, bactérias, fungos, protozoários e células de mamíferos, importantes para assegurar a qualidade do material biológico utilizado pelos pesquisadores brasileirose (2) um centro nacional de manutenção de embriões de animais de experimentação que possa suprir os vários biotérios com animais (normais e mutantes) de qualidade reconhecida, (d) auxiliar a indústria brasileira na caracterização edeterminação daspropriedades demateriais biológicos e outros materiais (medicamentos, equipamentos, etc.) de uso na área da saúde e (e) auxiliar o setor de segurança pública no desenvolvimento de materiais de referência, metodologias e serviços de ensaios úteis em atividade criminalística. 

Para desempenhar este novo papel e graças ao apoio da presidência do Inmetro nos últimos seis anos, a área biológica da instituição conta hoje com 56 pesquisadores doutores, 39 técnicos e 8 colegas atuando nas áreas de administraçãoe de apoio. Três dos pesquisadores são membros da Academia Brasileira de Ciências. Para um rápido desenvolvimento da área merece destaque a parceria firmada com a Universidade Federal do Rio de Janeiro que está construindo o seu campus de Xerém em terreno cedido pelo Inmetro. Neste novo campus, a UFRJ já conta com alunos de graduação em áreas estratégicas como Biofísica, Biotecnologia,Bioinformática e  Nanotecnologia. Contará, em breve, com um curso de graduação em Medicina Veterinária, com forte ênfase na experimentação animal visando o teste de novos medicamentos produzidos no país, novos dispositivos médicos, como próteses e ´stents´, bem como avaliação da conformidade de equipamentos médicos. Em todas estas atividades a área de ciências da vida participará ativamente, procurando ampliar a interação de outros setores do Inmetro com a área da saúde, bem como do complexo Inmetro-UFRJ com o setor industrial brasileiro. Destaco ainda o início do primeiro programa de mestrado e doutorado em Biotecnologia Industrial no Rio de Janeiro que terá início em agosto do corrente ano e que será fundamental no processo de formação de recursos humanos em uma área com grande potencial de crescimento nos próximos anos.

* Wanderley de Souza - Professor Titular da UFRJ. Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Medicina. Ex-Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Tags: Artigo, inmetro, JB, sociedade aberta, wanderley de souza

Compartilhe:

Tweet

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.