ASSINE
search button

Anfavea e Finep estudam criação de centro de testes no Rio

Compartilhar

A construção de um centro de testes automobilísticos no estado do Rio de Janeiro está em discussão entre a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Empresa Brasileira de Inovação e Serviços (Finep). Em um evento na sede da Finep, na manhã desta terça-feira (19), o presidente da associação, Antonio Megale, revelou a proposta sem dar detalhes.

"Se pudéssemos fazer um centro de desenvolvimento e de testes que pudesse atender não só as montadoras mas também às indústrias de autopeças, poderíamos dar um salto importantíssimo na parte de inovação e desenvolvimento de produto", disse Megale.

Segundo o presidente da Anfavea, o país já dispõe de centros de testes como esse, mas eles estão em montadoras e não estão disponíveis para pesquisa e desenvolvimento de empresas de outras partes da cadeia automobilística.

A Finep também não revelou mais detalhes sobre o projeto, que ainda está em fase embrionária. O local, por exemplo, ainda não foi definido.

O presidente da Finep, Ronaldo Camargo, contou que os esforços são no sentido de promover ações capazes de acelerar a recuperação do setor. Segundo ele, o centro de pesquisa teria a maior pista de desenvolvimento desse tipo da América Latina e poderia atender tanto a testes em veículos nacionais quanto importados que chegam ao país e precisam ser atualizados conforme a legislação nacional.