ASSINE
search button

Alemã dá nova cara ao túmulo do artista Jorge Selarón

Compartilhar

Sete anos depois de conhecer o artista Jorge Selarón, ceramista que ganhou notoriedade por revitalizar toda a Escadaria de Santa Teresa, que liga o bairro de mesmo nome à Lapa, transformando-a em ponto turístico, a alemã Maren Engelsman está dando nova cara ao seu túmulo, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Além de conseguir recursos para a compra de um jazigo perpétuo para o chileno morto em 2013, a aeromoça, fã de Selarón, conseguiu autorização para construir ali uma réplica da grande obra que tornou o estrangeiro famoso mundialmente.

A batalha para proporcionar um local de descanso mais condizente com a obra do ceramista começou ainda em 2013, ano de morte do homenageado. Na ocasião, Maren iniciou contato com a família de Selarón, no Chile, sem sucesso. Três anos mais tarde, descobriu que, sem destino, os restos mortais seriam incinerados. Sem conhecer ninguém no Rio nem falar português, decidiu pedir ajuda a um fotógrafo creditado em um cartão postal com imagem da Escadaria Selarón. Encontrou, assim, Gemerson Dias, fã e amigo de longa data do artista. 

Para ajudar a alemã a imortalizar a memória do amigo, Dias também recorreu à família estrangeira, sem sucesso. 

- Combinaram de vir ao Brasil para resolver essa questão dos restos mortais, mas não vieram. A Maren é uma estrangeira preocupada em perpetuar nossa memória. Correu atrás de recursos, além de usar seu próprio dinheiro. Nenhum cemitério do mundo tem uma obra em cerâmica dessas - elogia.

A compra do jazigo perpétuo e sua revitalização foram financiados, sobretudo, pela empresa de navegação alemã Holland American Lines. Sem revelar valores, a aeromoça arregaçou as mangas e reservou 15 dias de férias para concluir a reforma do túmulo, com a ajuda de sua mãe, que, assim como o homenageado, é ceramista.

- A minha intenção é que Selarón tenha um lugar onde mereça estar. É uma tentativa de preservar a memória deste importante artista- destaca a comissária de bordo.

 Morto em 2013, Selarón “adotou” a escadaria em frente da casa onde morava ainda na década de 90. A partir de 1994, passou a azulejar os degraus sobre a pintura verde-amarela feita por moradores para a copa do mundo daquele ano. A obra, concluída nos anos 2000, logo ganhou notoriedade entre turistas e estrangeiros e foi cenário de videoclipes de bandas famosas como U2 e Snoop Dogg, da série de televisão CSI Miami, no filme Hulk e de campanhas publicitárias.

Ponto de concentração de turistas, a escadaria foi tombada, em 2016, por sua importância histórica.