ASSINE
search button

Dom João VI vem ao Rio para festejar os 453 anos da cidade e se surpreende

Compartilhar

O Cemitério da Penitência, no Caju, um dos mais tradicionais da cidade (1875), recebe uma nobre visita nesta quinta-feira (1º): D. João VI, rei de Portugal, Brasil e Algarve. O soberano já confirmou presença no passeio histórico que vai celebrar os 453 anos de fundação da cidade maravilhosa e que tem como guia o professor e historiador Milton Teixeira.

Interpretado pelo ator Tiago Azevedo, D. João fala de sua paixão pelo Rio e lembrar da sua chegada ao Brasil, quando deixou Portugal para escapar de Napoleão. “Ele é muito conhecido por ser comilão e adorar frango assado, mas Dom João VI era um rei muito inteligente. Durante a visita ao Cemitério da Penitência, ele vai se mostrar bem preocupado com os episódios de violência que têm sido registrados na cidade”, adiantou o ator.

A questão da violência também chama a atenção do guia do tour, que traça um paralelo entre o Rio de hoje e o de 1565. “O Rio de Janeiro tem um histórico de luta. O primeiro governador-geral, o fundador da cidade, Estácio de Sá, morreu tentando ocupar o território onde hoje fica o Morro da Glória, vítima de uma flecha perdida”, lembra Milton Teixeira.

Cenas históricas

Além de Dom João VI, outras figuras históricas participam do passeio turístico, como Estácio de Sá, o almirante Nicolas Villegagnon, o Padre José de Anchieta e o indígena Arariboia, encenados por atores do grupo O Corsário Carioca.

O passeio é uma verdadeira aula sobre a história, contada a partir da participação dos portugueses na formação da cidade e na importância de viscondes, condes e barões ali sepultados. O evento é gratuito e é realizado em aproximadamente 2 horas.

O Cemitério da Penitência fica na Rua Monsenhor Manuel Gomes, 307, no Caju. O passeio está marcado para as 14h.