ASSINE
search button

Maior fornecedor de fuzis para o Brasil é preso nos Estados Unidos

Frederick Barbieri ganhou o título da Polícia Civil após enviar uma carga de 60 armas

Compartilhar

Maior traficante de armas do Brasil, de acordo com a Polícia Civil, Frederik Barbieri foi preso na madrugada deste sábado (24) em sua casa, na Flórida. Brasileiro radicado nos Estados Unidos, Barbieri foi preso por agentes do Serviço de Imigração e Alfândegas dos EUA (ICE). A polícia americana também conseguiu barrar o envio de 40 fuzis para o Brasil.

Em maio do ano passado, Barbieri foi acusado de enviar ao Brasil uma carga de aquecedores de piscina lotada de fuzis. Foi a maior apreensão de armas em 10 anos, o que levou investigadores a considerarem Barbieri o maior traficante de armamento do país. 

A carga estava escondida em um contêiner com fundo falso - cada aquecedor guardava oito fuzis. Ao todo havia três modelos dessas armas: 45 eram AK-47; 14, AR-10; e um, G-3.

Parte dos fuzis seria entregue a traficantes localizados na favela da Rocinha, e de acordo com a polícia, algumas comunidades de São Gonçalo. 

Frederik Barbieri é conhecido como Senhor das Armas e tinha dois mandados de prisão no Brasil: um da Justiça Federal da Bahia, por tráfico de munição, e outro pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, pelo envio de um carregamento de 60 fuzis, avaliados em R$ 4,2 milhões, apreendido no aeroporto do Galeão no dia 1º de junho de 2017.

O fuzil AK-47 é o preferido pelos criminosos porque não exige manutenção e é mais resistente. Já o AR-10 é mais moderno e equipa agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Novas, mas com numeração raspada para dificultar o rastreamento, as armas haviam chegado de Miami em dois voos. Na ocasião, quatro homens foram presos preventivamente acusados de envolvimento com o caso.