ASSINE
search button

RJ: presos fazem rebelião em presídio da Baixada Fluminense

Agentes foram feitos reféns. Choque e Bope foram acionados

Compartilhar

Presos do presídio Milton Dias, em Japeri, na Baixada Fluminense, fazem uma rebelião na noite deste domingo (18), mantendo como reféns pelo menos três agentes penitenciários. A Polícia Militar enviou para o local o Batalhão de Choque, o Bope e todos os batalhões da Baixada Fluminense.  O Grupo de Intervenção Tática (GIT), da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) também foi chamado no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste.

Durante a contagem dos presos, os agentes teriam sido abordados por detentos com revólveres.  O presídio tem capacidade para 884 detentos e mantinha em janeiro 2.027 presos, segundo o Conselho Nacional de Justiça.

A rebelião acontece no dia em que a Seap informou que antecipou "medidas de controle"  nos presídios do estado para impedir eventuais reações da população carcerária à intervenção federal na segurança pública do estado, decretada na última sexta-feira (15).

“Uma série de medidas operacionais foram adotadas, com o objetivo de impedir as instabilidades no sistema carcerário”, informou, em nota, o secretário de Administração Penitenciária, David Anthony.

A Seap não detalhou as medidas alegando “questões de segurança”.

Na nota, a secretaria estadual destaca que algumas das “medidas de controle” do sistema prisional do Rio de Janeiro estavam em andamento desde 24 de janeiro, quando David Anthony assumiu o comando do órgão. “Embora a crise na segurança pública do Rio de Janeiro tenha sido alvo de atenção agora, a da Seap ocorreu há um mês, quando assumimos a atual administração”, afirmou o secretário.

Desde sexta-feira, após assinatura do decreto de intervenção federal pelo presidente Michel Temer, a segurança pública do Rio de Janeiro está sob comando do coronel Walter Braga Netto, do Comando Militar do Leste, nomeado interventor.