ASSINE
search button

Hospital confirma morte encefálica de jovem com suspeita de febre amarela 

Compartilhar

A direção do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF) informou na tarde desta quarta-feira (17)  a confirmação do diagnóstico de morte encefálica do jovem Luiz Fernando Valente Rodrigues, registrada às 14h, "em decorrência de um edema e hemorragia cerebral, causados por hepatite fulminante". O hospital reforça que a suspeita de febre amarela ainda não foi confirmada.

Luiz Fernando deu entrada no hospital na noite da quinta (12) com suspeita de febre amarela, mas desenvolveu um quadro de hepatite fulminante.

"A equipe de médicos e enfermeiros e a direção do Hospital São Francisco na Providência de Deus se solidarizam com a família e os amigos de Luiz Fernando, um jovem que certamente cumpriu sua missão nos seus 17 anos de vida", diz nota do hospital. 

O Dr. Eduardo Pinto, coordenador do setor de transplante do hospital, em conversa com o JB por telefone na segunda-feira (15), tinha informado que o jovem tinha um edema importante e sangramento cerebral, uma hemorragia subaracnoidea. De acordo o médico, a determinação de um quadro mais grave ocorreu por volta das 3h de segunda-feira.

A equipe médica chegou a conseguir um fígado e um jato da Força Aérea Brasileira para fazer o transplante do órgão, mas a piora no quadro de saúde impossibilitou a cirurgia.

A família de Luiz mora em Miguel Pereira, no Sul Fluminense, e levou o jovem para o Hospital da Unimed, em Volta Redonda. Com um quadro grave de hepatite, ele foi transferido para o Hospital São Francisco, na capital, onde os médicos determinaram a necessidade de um transplante de fígado. Devido à gravidade, Luiz se tornou o primeiro da fila nacional a espera de um órgão. O doador compatível foi localizado no domingo, no Mato Grosso. Cinco horas antes do horário da cirurgia, Luiz teve intensa hemorragia.