ASSINE
search button

Centro de Operações Rio chega a 500.000 seguidores no Twitter

Compartilhar

O perfil do Centro de Operações Rio (COR) no Twitter alcançou, esta semana, a marca de 500 mil seguidores. Diariamente, os internautas interagem com o COR nas redes sociais cerca de 30.000 vezes. Em dias com situações de emergência, como chuvas fortes ou manifestações, estas interações podem chegar a mais de 75.000 vezes.

- Após quase sete anos informando os cidadãos em tempo real, 24 horas por dia, os cariocas já reconhecem o Twitter do COR como o canal oficial da prefeitura para informar sobre problemas que afetam a rotina do Rio e as alternativas para minimizar os impactos causados por ocorrências graves. Os maiores picos de audiência de nossas redes sociais costumam ocorrer em situações emergenciais na cidade - explica o chefe executivo de operações interino do COR, Rodrigo Bissoli.

Criado em dezembro de 2011, o perfil no Twitter foi a primeira ação do COR de comunicação direta com os cidadãos. Desde então, a equipe do centro operacional gerencia este e os demais perfis nas redes sociais como uma agência de informações sobre as operações da cidade. O crescimento das interações com os internautas foi impulsionado pelos grandes eventos como a Jornada Mundial da Juventude (2013) e a Copa do Mundo, em 2014, quando o COR reforçou a comunicação sobre os esquemas especiais e as restrições de tráfego.

A partir de 2014, a mudança na linha editorial das redes sociais do COR – que começou a postar utilizando o senso de humor, exceto em situações de emergência – gerou um aumento de seguidores de 200.000 para os atuais 810.000, sem nenhum tipo de investimento em anúncios pagos.

Atualmente, a ferramenta de comunicação do COR com maior alcance são as transmissões de vídeos ao vivo, conhecidas como lives. No dia 30 junho, quando manifestantes bloquearam diversas vias da cidade durante a manhã, uma transmissão de vídeo feita simultaneamente no Twitter, Facebook, Periscope e Youtube ultrapassou os 4.000 compartilhamentos e alcançou mais de um milhão de perfis nas redes sociais.

Entre os internautas que seguem o perfil do COR no Twitter, estão influenciadores digitais como o ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno (@ronaldo), os apresentadores Marcelo Adnet (@marceloadnet) e Felipe Andreoli (@andreolifelipe), o blogueiro Hugo Gloss (@hugogloss), os jornalistas Chico Pinheiro (@chico_pinheiro) e Leda Nagle (@ledanagle), e o criador do jornal ‘Voz das Comunidades', Rene Silva (@rene_silva_rj).

Além do Twitter, o COR também está presente nas redes sociais com os perfis no Facebook,Instagram, Periscope e Youtube. Para acompanhar as informações divulgadas em tempo real pelo Centro de Operações Rio, basta seguir @operacoesrio.