ASSINE
search button

Paraty é primeira cidade do Estado do RIo a entrar na lista das Cidades Criativas da Unesco

Apenas oito cidades brasileiras fazem parte dessa rede de cooperação

Compartilhar

Paraty, reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN, acaba de entrar para o seleto grupo das Cidades Criativas da Unesco.  O título, concedido pela gastronomia típica, fez a cidade juntar-se a uma rede de 116 cidades de 56 países que atuam em sistema de cooperação dentro dos pilares da economia criativa.

O objetivo da rede de Cidades Criativas é promover o desenvolvimento social, econômico e cultural. Assim que entra na rede, a cidade pode partilhar experiências com os outros participantes do mundo todo e criar novas oportunidades, principalmente aquelas direcionadas ao turismo. Essa troca de experiências é uma forma de promover o desenvolvimento urbano sustentável.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, comemora a conquista e ressalta a importância da inclusão de Paraty na lista que conta, agora, com oito cidades brasileiras.

- É importante lembrar que além de Paraty ser a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a entrar nesse grupo, é também o primeiro município do interior do Brasil a conquistar essa honraria. 

A Secretária Municipal de Cultura de Paraty, Cristina Maseda, disse que “o título estimula o setor gastronômico, do produtor até a mesa, possibilitando o incremento de geração de emprego e renda”.

A rede de Cidades Criativas, desenvolvida pela Unesco, foi criada em 2004 e conta com um total de 180 em 72 países. Cidades de todo o mundo podem solicitar participação em uma das sete áreas temáticas: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música. A próxima Reunião Anual acontecerá em junho de 2018, nas cidades de Cracóvia e Katowice, na Polônia.