ASSINE
search button

Novo sistema de informação para gestão faz do Rio de Janeiro uma cidade mais inteligente

Compartilhar

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta quinta-feira (26), no Palácio da Cidade, um novo portal de dados e informações sobre a cidade, chamado DATA.Rio. A plataforma, gerenciada pelo Instituto Pereira Passos (IPP), é uma nova versão do Armazém de Dados, que há 16 anos vem sendo uma referência nacional e internacional para todos aqueles que buscam um conhecimento mais aprofundado sobre o Rio de Janeiro: gestores, pesquisadores, jornalistas e público em geral. 

“A cidade sempre teve a necessidade de conhecer seus próprios dados. Agora o IPP coloca essas informações à disposição de toda a comunidade de uma forma inteligente e objetiva”, disse o vice o prefeito do Rio, Fernando MacDowell. 

Mauro Osorio, presidente do Instituto Pereira Passos, sublinha a importância do aprimoramento da organização de dados e indicadores sobre a cidade, promovida pelo novo portal. “Ela é fundamental no desenho de estratégias, na definição de prioridades e na busca de qualidade para as políticas públicas”, explica. 

Além de incorporar o vasto acervo de conteúdos do antigo Armazém de Dados (mapas, tabelas, estudos e aplicações SIG WEB), o Data.Rio reúne o que tem de mais avançado em termos de tecnologia de busca, possibilitando um acesso à informação mais ágil e interativo. Esse acesso tanto pode ser à informação já consolidada, isto é, a informação obtida a partir do cruzamento de dados, como àquela diretamente extraída das bases de dados. 

A nova estrutura do portal é baseada em conceitos como transparência, dados abertos e plataformas participativas, fundamentais para a concepção de cidades inteligentes. 

“Não necessitávamos apenas de uma nova interface para o Armazém, mas de uma nova e estruturada forma de produzir e disseminar informações sobre a cidade, baseada na produção cooperativa e compartilhada”, destaca Luiz Roberto Arueira, Coordenador Técnico de Informações da Cidade do IPP. 

O DATA.Rio integra um novo modelo de planejamento e gestão da informação da Prefeitura, que teve sua pedra fundamental lançada em 2014, com a regulamentação do Sistema Municipal de Informações Urbanas (SIURB). Desde então, o SIURB passou a ser um canal de informação entre os diferentes órgãos da Prefeitura, fomentando a integração entre eles para o aperfeiçoamento da produção de dados e informações sobre a cidade. 

O novo portal DATA.Rio pode ser acessado no link: www.data.rio