ASSINE
search button

Prefeito Marcelo Crivella prestigia Feira Judaica

Festival contou com música, dança, gastronomia, esporte, workshops e teatro 

Compartilhar

Neste domingo (22) o Prefeito Marcelo Crivella foi prestigiar a 1º Fest Rio Judaico, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. 

Crivella ressaltou a importância da tolerância religiosa, que contribui para a paz na Cidade do Rio de Janeiro. O prefeito prestigiou o evento, realizado na Praça Nossa Senhora da Paz, acompanhado da primeira-dama Sylvia Jane Crivella e de autoridades de órgãos municipais:

"A cultura hebraica me comove. Tem um significado todo especial. É um povo milenar que venceu as maiores atrocidades, perseguições e ressurgiu como uma nação extraordinária na cultura, na ciência, na defesa e também na democracia. É um exemplo clássico de democracia no Oriente Médio, na área mais conflagrada do mundo. Portanto, vir aqui hoje é celebrar tudo isso, não só os brinquedos, não só a comida, não só a belíssima música, mas também esses valores que todos nós cariocas temos que cultivar", disse o prefeito.

Veja fotos na galeria

Durante todo o dia, de 9h às 17h, o público teve acesso a uma programação gratuita que mostrou as várias faces da cultura judaica, com apresentações de dança e músicas típicas, teatro e de krav magá. O festival também contou com mais 50 barracas e food trucks, onde foi possível saborear comidas típicas judaicas. Crianças e adultos também participaram de oficinas.

O prefeito foi recebido pelo presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, Herry Rosenberg, entidade que organizou o evento, e pelo cônsul de Israel no Rio de Janeiro, Osias Wurman. Confraternizou também com lideranças religiosas, como o rabino Yehoshua Goldman, da sinagoga Beit Lubavich, e do pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, padre Lázaro.

"Acho que o respeito a todas as religiões é fundamental numa cidade que já vive uma violência anômica. E nós não precisamos de qualquer tipo de fobia religiosa. Acho que os cariocas vindo aqui, tem muitos aqui que não são da comunidade judaica, é uma demonstração da tolerância que deve haver entre todas as religiões", afirmou o prefeito.