ASSINE
search button

Nota do Sistema Firjan sobre a possibilidade de aumento das alíquotas de PIS e Cofins

Compartilhar

O Sistema Firjan repudia de forma veemente qualquer tentativa de aumento de impostos. Em dez anos, o peso dos impostos no Brasil passou de 25% para 33% do PIB.

Ao cogitar elevar as alíquotas do PIS e da Cofins o governo transfere para o setor produtivo o papel de sanar as contas públicas. Após dois anos da pior recessão da história, a indústria brasileira voltou a respirar, a gerar empregos, renda e agora se vê diante da ameaça de nova asfixia com a possibilidade de aumento de sua carga tributária.

O setor produtivo, em particular a indústria, não suporta mais aumentos de impostos. Enquanto a média da carga tributária no país é de 33%, para a indústria o peso chega a 47,5%. Ou seja, quase a metade do que é produzido destina-se a pagamento de impostos.

Há muito o Sistema Firjan defende a posição de que o ajuste das finanças públicas deve necessariamente passar pela redução de despesas, reforma da previdência e pela venda de ativos disponíveis. O ônus não pode recair no setor produtivo.

É inaceitável pensar em aumentar a carga tributária. Nem a indústria, nem o país suportam mais essa guilhotina. O Brasil precisa crescer de forma sustentável e ajustar suas contas de forma responsável, sem o apelo fácil e preguiçoso de aumentar imposto.