Jornal do Brasil

Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

Rio

Alunos de colégio estadual têm aulas de italiano

 Estudantes de escola em Santa Teresa também realizam curso de Design

Jornal do Brasil

Com foco na qualificação profissional, alunos do Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, iniciaram aulas de italiano e um curso livre de Design. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação, o Istituto Europeo di Design (IED) e o Istituto Italiano di Cultura (IIC), órgão oficial do Governo da Itália, vinculado ao Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro. 

– As aulas são com professores nativos da Itália. Um dos objetivos é que esse projeto amplie e, em 2019, a escola oferte Ensino Médio em tempo integral e intercultural, com aulas de italiano e curso técnico de Design – disse o secretário de Educação, Wagner Victer. 

O Istituto Europeo di Design (IED) é uma escola internacional e referência em educação e design. Foram formadas duas turmas e, no total, 52 alunos estão participando da atividade. As aulas ocorrem duas vezes por semana, utilizando material didático específico do idioma. 

Para a professora de Italiano, Rachele Loth, essa é uma grande oportunidade para conhecer uma cultura. 

– É uma janela para um “mundo” que os jovens ainda não conhecem: a Itália – ressaltou a docente. 

O professor de Design Artur Kja destaca a chance que os estudantes estão tendo de conhecer um novo modo de perceber a realidade. 

– A grande importância do curso é a possibilidade de aprender a pensar como designer, percebendo as novas oportunidades do mundo contemporâneo – afirmou Kja. 

Atualmente, a rede estadual conta com cinco escolas interculturais, que oferecem ensino de línguas como Inglês, Francês, Espanhol, Mandarim e Turco, além de duas unidades que têm aulas de Árabe e Coreano.

Tags: educação, ensino, italiano, rede, rio

Compartilhe: