ASSINE
search button

Casa do Saber Rio terá debate sobre fake news e pós-verdade, temas em alta na era Trump

Barbara Gancia e Luiz Felipe Pondé discutem propagação de notícias falsas e seu impacto na sociedade

Compartilhar

Onde não há fatos, existe verdade? Com o avanço das novas tecnologias e a propagação de notícias pelas redes sociais, plataformas como Twitter, Facebook e Whatsapp têm sido campo fértil para a replicação de boatos e mentiras. Grande parte dos factoides é compartilhada por conhecidos nos quais os usuários têm confiança, o que dá uma aparência de legitimidade às histórias. Daí a discussão em torno de pós-verdade e fake news, termos em alta nos dias de hoje. Esses temas serão debatidos nesta terça-feira (19), no Rio, em evento promovido pela Casa do Saber.

A jornalista Barbara Gancia e o filósofo Luiz Felipe Pondé participam do debate “A verdade por trás da pós-verdade”, em um encontro especial no Teatro Oi Casa Grande. A mediação ficará a cargo de Arthur Ituassu, professor de Comunicação Política da PUC-Rio.

Pós-verdade é um termo conhecido pelo menos desde os anos 90, mas tornou-se popular em 2016, quando foi escolhida a palavra do ano pela equipe do Oxford Dictionaries. Ele pode ser entendido como uma forma de narrativa que privilegia um tema de interesse, sem mostrar os diferentes ângulos. O curso é uma apresentação de como detectar inverdades e desinformação, duas das maiores armadilhas do mundo de hoje. Segundo dados do Instituto Ipsos Mori, o Brasil ocupa o 6º lugar no índice de ignorância da realidade, ou seja, ao confrontar o senso comum com fatos objetivos, a maioria das pessoas tem uma ideia equivocada sobre a sociedade em que vive. Daí a importância de discutir esse tema e pensar em estratégias para se proteger das armadilhas na era da pós-verdade.

Vários eventos de repercussão no cenário mundial foram marcados por elementos de pós-verdade, como o Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) e a eleição do magnata Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. No Brasil, são também inúmeros os exemplos: os boatos em torno de uma suposta encenação da morte de Marisa Letícia, esposa do ex-presidente Lula ou, a afirmação do atual prefeito de São Paulo, João Dória, de que os manifestantes da greve geral de 28 de abril estariam recebendo dinheiro para irem às ruas.

Serviço:

A verdade por trás da pós-verdade

Local: Casa do Saber Rio

Data: 19 de setembro – Terça-feira

Horário: 20h às 22h

Endereço: Teatro Oi Casa Grande (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 - Leblon)

Ingressos disponíveis em https://bit.ly/2x5rQA1 e na bilheteria do Teatro Oi Casa Grande >Doe um livro e pague meia entrada

Valor de investimento: R$ 220

Mais informações:? https://rj.casadosaber.com.br/cursos/a-verdade-por-tras-da-pos-verdade/mais-informacoes