ASSINE
search button

Detran Presente oferece serviços em Rio das Ostras neste sábado

Moradores das regiões dos Lagos e do Norte também podem participar do mutirão

Compartilhar

Rio das Ostras é a 10ª cidade do Estado do Rio de Janeiro a receber o Detran Presente. Neste sábado (26/8), o município será a sede da 13ª edição do mutirão de serviços na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula (Alameda Jardim Campo Mar, nº 600 – Jardim Campomar). O Detran Presente foi criado há quatro meses e já chegou à marca de 25.701 atendimentos.

O mutirão não será restrito aos moradores de Rio das Ostras. A população de todos os municípios das regiões dos Lagos e do Norte também poderá usufruir dos serviços do Detran-RJ. Os cidadãos poderão emitir a primeira e a segunda vias da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão. Durante o evento, de acordo com a demanda para os serviços prestados sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento. A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br.

- Estamos de volta à Região dos Lagos. Já passamos por Saquarema e Cabo Frio e oferecemos inúmeros serviços com eficiência e agilidade. Em Rio das Ostras, não será diferente. Vamos levar todos os serviços do Detran para facilitar a vida do cidadão. Queremos diminuir ao máximo as demandas reprimidas da região - disse Vinícius Farah, presidente do Detran-RJ.

O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O mutirão já passou por nove cidades, em 12 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré e Francisco Bicalho/Táxi), Queimados e Campos dos Goytacazes.

Emissão de habilitação gratuita em casos de furto/roubo

Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas carteiras de habilitação furtadas ou roubadas emitirem a segunda vida gratuitamente. Para a realização do pedido é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.

Com a comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir o documento. Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.

Os cidadãos também poderão realizar exames médicos e psicológicos para os serviços de Habilitação. O exame médico custará R$ 74 e o psicológico, R$ 106. O pagamento deverá ser feito somente em dinheiro. O exame toxicológico não será oferecido. No entanto, os motoristas que levarem este exame já realizado poderão dar continuidade ao processo no local. Os exames médicos e psicológicos fazem parte dos atendimentos para Habilitação, como emissão da primeira carteira, renovação e mudança de categoria.

Oficina para todos

Um dos serviços mais procurados durante a realização do mutirão é o curso gratuito de mecânica Oficina para Todos. As aulas ensinam técnicas de como manter os veículos em bom estado, noções de funcionamento e mecânica dos carros.

Para participar os candidatos não poderão estar com a CNH suspensa, cassada ou fora da validade. O curso terá duração de três horas: duas de aula teórica e uma prática – e será ministrado das 10h às 13h.