ASSINE
search button

Megaoperação prende 26 pessoas e 300 quilos de maconha no Rio de Janeiro

Ação ocorreu em sete comunidades na Zona Norte da capital

Compartilhar

Uma megaoperação realizada nesta segunda-feira (21), no Rio de Janeiro, prendeu 26 pessoas, e apreendeu 300 quilos de maconha, dez de cocaína, duas granadas, munições e até máquinas de caça-níquel. Entre os presos está o soldado do Exército Matheus Ferreira Lopes, 19 anos, suspeito de vazar informações da operação anterior para traficantes. Até o início a tarde os agentes de segurança ainda trabalhavam na busca por traficantes.

A ação foi realizada pelas Forças de Segurança, que reúne equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional e Forças Armadas. A operação ocorreu em comunidades da Zona Norte do Rio, como: Jacarezinho, Manguinhos, Bandeira 2, Mandela, Arará, Complexo do Alemão e no Conjunto Habitacional Morar Carioca.

A operação foi considera pelas autoridades como essencial para o combate ao tráfico de drogas e armas. Jacarezinho vive intenso conflito há, pelo menos, duas semanas. Os principais acessos às comunidades foram bloqueados, motociclistas e pedestres são revistados e até o espaço aéreo foi controlado com restrições para aeronaves civis.

A população reclamou da forma como os policiais teriam agido, com truculência e sem distinção entre os moradores.

Mensagens apontam que criminosos sabiam de operação

Agentes que participam da terceira megaoperação interceptaram mensagens de redes sociais, que informavam sobre a ação das forças de segurança nas comunidades da Zona Norte do Rio que seria realizada nesta segunda-feira. De acordo com os áudios, teria ocorrido vazamento de informação aos criminosos. 

Em coletiva no início da tarde desta segunda-feira, o porta-voz das Forças Armadas, Coronel Roberto Itamar, disse que o vazamento precisa ser investigado, mas que seria improvável que alguém da patente do investigado tivesse informações relevantes sobre a operação.