ASSINE
search button

Crivella decide reconstruir alojamento de alunos da UFRJ destruído por incêndio

Compartilhar

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, acertou uma série de parcerias  com o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  Roberto Leher , durante reunião nesta segunda-feira, dia 21, na sede da Prefeitura. Uma delas será a reconstrução do alojamento de alunos no campus da Ilha do Fundão, destruído por um incêndio no início deste mês. De acordo com a proposta, a Prefeitura vai bancar a reforma; em troca, a universidade vai qualificar professores da rede municipal.

"Estamos muito felizes e animados com essa parceria com a Prefeitura. Precisamos de fato de um alojamento para cerca de 300 estudantes. Estamos estudando, inclusive, a possibilidade de ampliar essa moradia para algo que poderia ser um modelo para o país. Seria o “Minha Casa Universitária”, em parceria com a Caixa Econômica e o Ministério das Cidades", disse o reitor, acrescentando que esse projeto seria coordenado pela Prefeitura do Rio.

Outro tema conversado foi a reabertura do Canecão.  A casa de shows de Botafogo, cujo terreno pertence à UFRJ, está fechada desde 2008 e pode voltar a funcionar com o apoio da Prefeitura.

"Há uma decisão judicial para que ali seja um espaço não apenas comercial, de espetáculos para grandes artistas, mas que também tenha espaço para que os nossos jovens universitários possam produzir suas peças e desenvolver seus dons musicais", explicou Crivella.  

O prefeito também acertou com o reitor uma ida conjunta ao Ministério da Saúde com o objetivo de  reivindicar a abertura de 220 novos leitos para o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o que vai possibilitar o aumento da oferta de cirurgias de transplantes e de procedimentos de alta complexidade.  

Os dois decidiram também trabalhar juntos para ajudar a Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), que tem sofrido com a crise financeira do governo do estado.